Escola Superior Artística do Porto comemora 20 anos

Esta escola superior, que tem cerca de 1100 alunos e 150 docentes, ministra uma dezena de cursos, entre os quais Artes Plásticas e Arte e Comunicação que começaram a ser leccionados no presente ano lectivo.

A ESAP funciona em três edifícios situados no Centro Histórico do Porto, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, sendo o principal no Largo de S. Domingos.

Os restantes cursos são Arquitectura, Animação Sócio-Cultural, Animação Cultural, Cine-vídeo, Desenho, Fotografia, Pintura e Teatro.

O programa comemorativo do 20º aniversário tem como principal objectivo "divulgar e valorizar o património artístico e cultural" da instituição, contando para o efeito com a participação de alunos e professores de todos os cursos.

As iniciativas previstas começaram há cerca de uma hora, com a apresentação no edifício da escola, situado no Largo de S. Domingos, do trabalho "20 anos da ESAP" elaborado pelos alunos do curso de Arte e Comunicação.

Este trabalho, que envolve a animação do logótipo da escola e um vídeo publicitário sobre o aniversário, é seguido pela apresentação do projecto multicâmara desenvolvido pelos alunos do curso de Cine-vídeo, intitulado "Take 20020521".

Ainda durante a manhã serão inauguradas exposições de fotografia e de gravuras, estando prevista uma actuação dos alunos do curso de Teatro.

Uma conferência e uma mostra de artes plásticas estão previstas para o período da tarde, antecedendo a sessão solene comemorativa do aniversário.

O programa encerra com a realização da festa "Parabéns ESAP", cujo início está marcado para as 22h30.

A Escola Superior Artística do Porto foi constituída a 21 de Maio de 1982 com a designação de Cooperativa de Ensino Superior Artístico "Árvore".

A actual designação foi adoptada em 1989 na sequência de uma alteração dos estatutos que tornou a ESAP o primeiro estabelecimento de ensino superior particular e cooperativo em Portugal exclusivamente vocacionado para o ensino artístico.

Sugerir correcção
Comentar