Os Gatos Bomba despedem-se de 2024 com um novo single, Não perguntem porquê

Foi em finais de Outubro que os Gatos Bomba publicaram o seu primeiro álbum, Alegria de Estar Desaparecido, lançando a partir dele, no dia 8 de Novembro, um single e videoclipe da canção Maldita espera. Agora, surge um novo single (com videoclipe) saído do álbum, Não perguntem porquê, e é com ele que este quarteto formado no Barreiro se despede de 2024.

Não perguntem porquê, explicam eles no texto que acompanha o lançamento do novo single, “é uma balada que reflecte um exame de consciência profundo, marcado pela alienação e pela rejeição das exigências societais.” Dizendo-se inspirada por canções como La guitarra, da banda argentina Los Auténticos Decadentes, Não perguntem porquê “apresenta uma trindade de desafios – ‘estudar, trabalhar, casar’ – que são questionados através da perspectiva de uma geração em busca de sentido e liberdade, mas frequentemente imobilizada pela inércia e pelo desespero. A letra traça um retrato de um personagem preso na melancolia, explorando temas como o vazio existencial, as tendências esotéricas e os sonhos não realizados.”

Formados por Tiago Inácio (acordeão), João Pedroso Antunes (voz e guitarra), Edgar Gama (baixo) e João Messias da Silva (bateria), os Gatos Bomba foram buscar o nome a uma ideia meio louca surgida nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial de usar gatos para guiar bombas pelos convés dos navios inimigos, daí os gatos-bomba. O projecto não passou da fase de testes e nunca foi posto em prática. Até o seu nome chegar à música, sem bombas nenhumas que não as do som, num grupo que desde o seu nascimento se propõe “explorar a fusão entre a música popular portuguesa e a energia crua do punk”. Haverá mais “bombas” em 2025.