Governo baixa rendas aos concessionários dos apoios de praia da Caparica

Os novos contratos com os concessionários só foram possíveis devido à cedência da posição contratual da CostaPolis, que passa a gerir a exploração dos equipamentos.

Foto
Autarcas de Almada e da Costa da Caparica dizem que o fim do programa Polis vai deixar muitos projectos por fazer Rui Gaudêncio

"Os concessionários dos apoios de praia na Costa da Caparica vão beneficiar de uma redução das rendas de 47% e da extensão do prazo dos contratos por mais cinco anos", disse à Lusa o governante, que presidiu à assinatura dos novos contratos, entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os concessionários.

Miguel de Castro Neto anunciou ainda que o Governo vai avaliar a possibilidade de incluir algumas obras que estavam previstas para a Caparica no novo Quadro Comunitário de Apoio, de forma a garantir o financiamento necessário.

Os novos contratos com os concessionários só foram possíveis devido à cedência da posição contratual da CostaPolis - Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis na de Caparica à APA, entidade responsável pela gestão das infra-estruturas em domínio público marítimo, que passa a ser também a entidade responsável pela gestão da exploração dos equipamentos de praia na Costa da Caparica.

Segundo Jorge Guerreiro, proprietário do restaurante Sentido do Mar, a redução das rendas vai beneficiar os concessionários e permite rentabilizar os espaços concessionados, com encargos fixos mais baixos.

Por outro lado, apontou, "neste momento está a decorrer a reabilitação do pontão, estão a colocar um pavimento novo” e há também “a promessa da APA de que vão reabilitar os espaços envolventes".

"E também temos o compromisso verbal dos responsáveis da APA de que, no prazo de dois anos, vão proceder à recuperação das estruturas de ferro dos espaços concessionados, que estão muito degradadas", acrescentou.

Jorge Guerreiro afirmou-se igualmente convicto de que as medidas agora anunciadas vão ajudar os concessionários das praias da Caparica depois das dificuldades por que passaram, com prejuízos provocados pelos Invernos rigorosos dos últimos anos.