Fotografia
Fotógrafo espiou os que viajam clandestinos no México
Em caixas de carrinhas pick-up, trabalhadores da construção civil são transportados ilegalmente em direcção a uma das cidades mais ricas da América Latina, onde constroem casas que nunca poderão comprar.
Carpoolers é uma série fotográfica que resulta de um ano de fotografias de Alejandro Cartagena sobre a auto-estrada 85 de Monterey, no México, a que se dirige para uma das cidades mais ricas da América Latina, San Pedro Garza García. Cartagena fotografou a partir de uma passagem pedonal e esperava as carrinhas que apareciam de dentro de um túnel, tentando prever quais as que trariam pessoas na parte traseira.
O autor explicou, em entrevista ao P3, que "os trabalhadores que se vêem nas fotografias são os donos das casas dos subúrbios do norte da área metropolitana de Monterey". "Os sistemas de transporte são escassos e caros e por isso, entre outras razões, eles viajam de esta forma: ilegalmente e em grupo. Nas fotografias, eles estão a caminho do trabalho, no sul da cidade, onde se constroem muitas casas e edifícios para clientes ricos."
Ao fotografar deste ponto de vista, Alejandro Cartagena invade a privacidade daqueles que pretendem viajar clandestinamente e observa algo que é da esfera privada, apesar de acontecer em espaço público. É ilegal viajar na traseira de carrinhas pickup; apesar de ser uma infracção menor, a viagem durante o Inverno é bastante fria e lotada. Nestas alturas podem observar-se comportamentos de proximidade que desafiam o conceito de masculinidade no México. Ao The New York Times, Cartagena comenta: "existe a questão de serem trabalhadores e da sua masculinidade basicamente desaparecer". "Têm de sobreviver. Têm de trabalhar. Não importa se têm de fazer conchinha uns nos outros. Tenho a certeza de que normalmente não fariam conchinha com um colega de trabalho. Mas tem de ser feito para que as coisas funcionem."
Carpoolers estará em exposição num festival de fotografia vocacionado exclusivamente para o retrato, Portrait(s), que irá decorrer na cidade de Vichy pelo terceiro ano consecutivo, entre 12 de Junho e 6 de Setembro. O festival irá expor os trabalhos de artistas como Elliott Erwitt, Martin Schoeller, Bruce Wrighton, Richard Pak, Mat Jacob (galeria no P3), Kourtney Roy, Yusuf Sevinçli, entre outros.