Fotogaleria
Jean-Marie Le Pen: a vida de um rosto que se confunde com a extrema-direita francesa
Jean-Marie Le Pen morreu esta terça-feira, 7 de Janeiro, aos 96 anos. O pai de Marine Le Pen despediu-se da vida política em 2019.
Morreu Jean-Marie Le Pen, esta terça-feira, 7 de Janeiro, aos 96 anos. A notícia foi avançada pela família, que enviou um comunicado à AFP, onde se lia: “Jean-Marie Le Pen, rodeado pela sua família e amigos, foi chamado de volta a Deus às 12h (11h em Lisboa) de terça-feira".
Jean-Marie foi fundador e ex-líder da Frente Nacional, cargo que a partir de 2011 começou a pertencer à filha Marine Le Pen. Aliás, Marine chegou mesmo a expulsar o pai do partido, depois de este ter tecido declarações polémicas sobre o Holocausto, negando que tenha acontecido.
O líder de extrema-direita foi candidato às eleições presidenciais de França cinco vezes e chegou à segunda volta nas eleições de 2002, que acabou por perder contra Jacques Chirac.
Marcou a história política francesa pelo seu papel na sobrevivência da extrema-direita e a vida com sucessivos comentários polémicos. Ao longo da carreira, Le Pen negou o Holocausto, as alterações climáticas e fez diversos comentários xenófobos, racistas e anti-semitas.