Público Brasil Histórias e notícias para a comunidade brasileira que vive ou quer viver em Portugal.
Fernanda Torres vence o Globo de Ouro de melhor atriz por Ainda Estou Aqui
Atriz faz história ao superar estrelas de Hollywood. Sônia Braga havia sido indicada três vezes e Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, uma, por Central do Brasil. Lula comemora.
Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
A atriz Fernanda Torres fez história ao vencer, neste domingo (05/01), o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por seu trabalho em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Ela é a primeira atriz brasileira a triunfar na premiação. O filme estreia em Portugal em 16 de janeiro.
"Meu Deus, eu não preparei nada, porque eu já estava feliz. Este é um ano incrível para atuações femininas. Tantas atrizes aqui que eu admiro muito. Claro que eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo, por essa história", disse ela ao agradecer.
"E eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe, que esteve aqui há 25 anos. Esta é a prova de que a arte pode superar momentos difíceis, como a Eunice Paiva, que eu interpreto, mostrou. É um filme que nos ajuda a mostrar como sobreviver em tempos difíceis."
Torres desbancou medalhões de Hollywood, como Nicole Kidman, por Babygirl; Angelia Jolie, por Maria Callas; Kate Winslet, por Lee; e Tilda Swinton, por O Quarto ao Lado. A disputa, especialmente difícil nesta edição, ainda tinha Pamela Anderson no páreo, por The Last Showgirl.
Após o final da cerimônia de entrega dos prêmios, Fernanda Torres disse que a mãe dela, Fernanda Montenegro, que 25 anos atrás havia sido indicada ao Globo de Ouro por Central do Brasil, acreditava na vitória da filha. "Mamãe tinha certeza (da vitória). Eu falava 'mãe, não', mas ela dizia que eu ia levar", contou a atriz à GloboNews.
Lula parabeniza atriz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para comemorar a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro tão logo o nome dela foi anunciado como vencedora na categoria de melhor atriz.
"Emocionante! Fernanda Torres é orgulho do Brasil", escreveu ele. "Melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns, Fernanda Torres!"
Junto da mensagem, o presidente publicou um vídeo em que ele e a primeira-dama, Janja, abraçam Torres, em encontro recente.
Outras indicações
Fernanda Torres é a terceira atriz brasileira a ser indicada ao Globo de Ouro. A primeira foi Sônia Braga, lembrada pelo prêmio em três ocasiões, como atriz coadjuvante em O Beijo da Mulher-Aranha, de 1986, Luar sobre Parador, de 1989, e Amazônia em Chamas, de 1995.
Depois veio Fernanda Montenegro, que disputou o troféu de atriz em filme de drama por Central do Brasil, também de Walter Salles, na cerimônia de 1999. Ela perdeu para Cate Blanchett, por Elizabeth.
Com a vitória, Torres ganha força para garantir uma das cinco indicações de melhor atriz do Oscar. Ela também dá um empurrãozinho na campanha de Ainda Estou Aqui pelo prêmio de filme internacional.
O longa já figura na lista de pré-indicados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que anuncia os cinco finalistas, e também as atrizes indicadas, no próximo dia 17.
Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva a partir do livro de seu filho, Marcelo Rubens Paiva, em que o autor relata o desaparecimento do pai durante a ditadura militar.
O filme se tornou um raro sucesso de público no Brasil, com mais de três milhões de espectadores até agora. A tendência é que, impulsionado pelos prêmios estrangeiros, ele continue vendendo ingressos nos cinemas do país.