Banho, comida e roupa lavada

É urgente promover o envelhecimento em casa e deixar os lares para respostas de fim de linha. E os SAD são uma peça fundamental nesta estratégia que tem de ser assumida como prioritária pelo Governo.

Ouça este artigo
00:00
06:27

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Há uns meses, no rescaldo do encerramento de um lar de idosos ilegal, o filho de uma das residentes dizia-me, indignado, que não percebia a razão pela qual se encerrava aquele lugar. O espaço, deixem-me explicar-vos, era um antigo aviário que, mantendo um aspecto desolador por fora, tinha, de facto, sofrido obras de beneficiação no interior. Com piso de madeira, paredes estucadas e um “tecto falso”, o espaço parecia novo e relativamente acolhedor. Não estaria mal para salão de festas se alguém se tivesse lembrado de lá construir uma casa-de-banho. Para lar de idosos, porém, digamos que ficava um pouco aquém das expectativas (e sim, há muita ironia nesta última frase).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.