Quinta na TV: românticos, Mário Lúcio, Birdman e o Equador
Também é dia de conhecer Génios Animais pela BBC e ver um pseudodocumentário sobre a vida (segundo Philomena Cunk).
CINEMA
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Star Movies, 17h
Alejandro González Iñárritu assina esta comédia negra premiada com os Óscares de melhor filme, realizador, fotografia e argumento original. Michael Keaton, no papel de um ex-astro de cinema que resolve montar um espectáculo na Broadway para provar o seu valor, encabeça um elenco em que também entram Edward Norton, Zach Galifianakis, Emma Stone e Naomi Watts.
SÉRIES
Riverdale
Biggs, 20h50
Entra na quinta temporada a exibição que o Biggs anda a fazer desta adaptação de 2017 da banda desenhada de 1942, à volta das aventuras do adolescente Archie Andrews. O grupo está agora a terminar o liceu e a lidar com as inevitáveis separações, ao mesmo tempo que procura a origem de uma gravações perturbadoras que alguém andou a espalhar. É também nestes episódios que a série dá um salto ao futuro.
A sexta temporada, que inclui o centésimo episódio, chega a 29 de Janeiro com viagens no tempo, uma bomba, superpoderes, Sabrina Spellman e a realidade alternativa/paralela de Rivervale.
Chicago Med
Star Life, 22h20
Entra na nona temporada o drama médico criado por Dick Wolf e Matt Olmstead em torno dos profissionais do (fictício) Gaffney Chicago Medical Center.
DOCUMENTÁRIOS
Génios Animais
Odisseia, 16h
Estreia. Escaravelhos que se orientam pelo céu, corvos que resolvem quebra-cabeças, aranhas engenhosas, golfinhos que são excelentes comunicadores, térmitas arquitectas, o polvo mestre do disfarce… A natureza é pródiga em criaturas com capacidades incríveis. Estes e outros “Einsteins” do reino animal são-nos apresentados por Chris Packham nesta série documental da BBC, em seis episódios debitados às quintas-feiras, em dose dupla.
É o início do especial Inteligência Animal, que conta também com Primatas (em exibição semanal a partir de dia 23) e com documentários sobre peixes, formigas, mantas e plantas (às sextas, a partir de dia 3).
Equador, no Cume da Biodiversidade
RTP2, 16h16
Primeiro, vai Da Amazónia aos cumes andinos; na sexta-feira, Dos altos Andes às ilhas Galápagos. São as duas partes de um documentário que mostra o alcance da riqueza e diversidade das espécies que se encontram no Equador, ao mesmo tempo que alerta para o impacto da acção humana nestes habitats.
O Exército Romântico
RTP2, 20h40
Estreia. Através da animação, recria-se a Paris do século XIX, a que fervilha nas ideias de jovens artistas, autores, compositores e intelectuais como Victor Hugo, Baudelaire, Delacroix, Berlioz, Chopin, Balzac, Manet ou Dumas. “Os seus destinos cruzados são incrivelmente românticos e as suas lutas terrivelmente actuais”, sublinha a sinopse. Realizada por Amélie Harrault, a série documental é composta por quatro episódios. São emitidos diariamente, excepto ao fim-de-semana.
MÚSICA
Mário Lúcio, Coro e Orquestra Gulbenkian
RTP1, 00h09
O sonho era antigo e concretizou-se, em Lisboa, em Junho de 2022: Mário Lúcio, cantor, compositor e escritor cabo-verdiano, juntou-se à Orquestra e ao Coro Gulbenkian para um concerto que repetiria em Almada e nas ilhas do Sal, São Vicente e Santiago. Na folha de sala, o embaixador musical de Cabo Verde (que também foi ministro da Cultura) explicava que o espectáculo “nasceu da vontade de unir histórias, pessoas, culturas, povos e nações”.
COMÉDIA
A Vida Segundo Philomena Cunk
Netflix, streaming
Philomena Cunk está de volta para desconcertar mais uns quantos especialistas com as questões delirantes que lhes coloca, sem nunca perder o mais sério dos semblantes. Isto enquanto percorre paisagens em câmara lenta e em discurso compassado. O sentido da vida é o tema deste novo falso documentário. Em ocasiões anteriores, debruçou-se sobre a Grã-Bretanha, o planeta, Shakespeare e outros humanos. É a actriz e comediante inglesa Diane Morgan quem dá vida àquela que a Netflix apresenta como a “documentarista descarada”.