2024 foi um ano marcado pela privatização de várias respostas no SNS. O que esperar de 2025?

Especialistas alertam que, apesar de recurso aos privados fortalecer resposta imediata, o SNS não pode ficar refém dele. Em 2025 abrem os primeiros centros de saúde geridos pelo privado e social.

Foto
O arranque das primeiras USF modelo C acontecerá nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Leiria e Algarve Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
10:15

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os primeiros sinais de que o peso do sector privado na prestação de cuidados de saúde viria a aumentar chegaram logo no início do ano, ainda durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas, e concretizaram-se pouco depois de o Governo tomar posse. Em Maio, quando apresentou o Plano de Emergência e Transformação na Saúde, ao lado da ministra da Saúde, Luís Montenegro reiterou que iria, “em regime de complementaridade, contar com o sector social e privado para dar resposta aos cidadãos”, sublinhando que “não faz da saúde uma questão ideológica”. Já no próximo ano, Portugal vai assistir à abertura dos primeiros centros de saúde geridos pelos sectores social e privado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.