Linha SNS24 lança novo serviço de teleconsulta

Novo serviço de encaminhamento do SNS24 arrancou na terça-feira e vai estar em fase piloto durante três meses.

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Para realizar a teleconsulta, o utente precisa de acesso a telemóvel e a um dispositivo com câmara, microfone e ligação à internet Manuel Roberto
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A Linha SNS24 lançou um serviço de teleconsulta destinado a utentes que reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, após a triagem feita pelo serviço, anunciaram esta quarta-feira os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

O novo serviço de encaminhamento do SNS24 (808 24 24 24) arrancou na terça-feira e vai estar em fase piloto durante três meses, com o objectivo de "reforçar o acesso a cuidados de saúde e optimizar recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", adiantam os SPMS em comunicado.

"Após triagem e avaliação clínica realizada pelo profissional de saúde da Linha SNS24, o/a utente poderá ser encaminhado/a para Teleconsulta Linha SNS24. É o profissional de saúde que faz esse encaminhamento. Não inclui vigilância de doenças crónicas, renovação de medicação ou avaliação de resultados de exames", sublinha.

Segundo os SPMS, a teleconsulta em videochamada realiza-se através de uma plataforma de transmissão online (streaming), cujo acesso pode ser feito pelo Portal SNS24, utilizando o link que o utentes recebeu através de SMS, ou pela App SNS24, caso tenha a aplicação móvel instalada.

"Este novo serviço de encaminhamento é realizado através de videochamada por médicos especialistas em medicina geral e familiar, com acesso aos sistemas de informação integrados, permitindo-lhes fazer o diagnóstico médico e, se necessário, proceder à prescrição de terapêutica, bem como estabelecer um plano de cuidados de saúde para o/a utente", refere.

Para realizar a teleconsulta, o utente precisa de acesso a telemóvel e a um dispositivo com câmara, microfone e ligação à internet, devendo também assegurar que se encontra num ambiente tranquilo, sem interferências externas, para preservar a privacidade da consulta.

Durante a consulta, fica salvaguardado que o médico poderá determinar a necessidade de atendimento presencial, caso os sintomas ou a gravidade da condição do utente o exijam.

"Sem quaisquer custos para o utente, a Teleconsulta Linha SNS24 possibilitará, em determinadas situações clínicas, evitar deslocações aos serviços de saúde presenciais, mantendo a comodidade, eficácia e segurança de uma consulta médica. Permite também optimizar os recursos dos hospitais e dos centros de saúde", realçam os SPMS.

A Teleconsulta Linha SNS 24 está integrada no SNS e todos os atendimentos ficarão disponíveis no histórico do registo de saúde do utente, sendo o relatório clínico partilhado com o utente no final da consulta.