Pedro Boucherie Mendes: “Devia haver uma Avenida Anos 80, foi uma década prodigiosa”
É um retrato desassombrado de uma década que mudou Portugal. Da música à TV, passando pela política — e pelo tecido social do país. Chama-se A Década Prodigiosa – Crescer em Portugal nos Anos 80.
O livro A Década Prodigiosa – Crescer em Portugal nos Anos 80, do jornalista Pedro Boucherie Mendes (n. 1970), começou por ser um outro projecto: uma espécie de homenagem a Miguel Esteves Cardoso (M.E.C.) e a Herman José pela sua influência e pelo que fizeram nos anos em que a democracia portuguesa se consolidava, a década de 1980. Mas esta revisitação desse tempo acabou por se transformar numa outra coisa: uma descrição alargadíssima do que foi crescer durante esses dez anos e do que foi acontecendo em vários campos, da política às artes, passando pelas profundas transformações do tecido social.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.