Projecto para fábrica da primeira aeronave portuguesa avança em Ponte de Sor

Avião LUS222 com 19 lugares será produzido no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor “a partir de 2026”. Linha de montagem vai gerar “entre 150 a 300 postos de trabalho” qualificados.

Foto
A área total da fábrica no aeródromo de Ponte de Sor deverá "rondar os 35.000 metros quadrados" Pedro Elias (imagem de arquivo)
Ouça este artigo
00:00
02:17

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A escritura do direito de superfície do terreno em Ponte de Sor onde vai "nascer" a fábrica da primeira aeronave totalmente desenvolvida e industrializada em Portugal é assinada na quinta-feira, revelou esta terça-feira a câmara municipal. Em comunicado, o Município de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, divulgou que a cerimónia está marcada para as 16h00, no aeródromo municipal, que vai acolher "esta que será a primeira linha de montagem final" de aeronaves estabelecida em Portugal.

A escritura do direito de superfície para a construção da fábrica da aeronave LUS222 vai ser assinada entre esta câmara alentejana e a EEA Aircraft, empresa líder do consórcio responsável pelo desenvolvimento da agenda mobilizadora Aero.Next Portugal, disse a autarquia. De acordo com o município, a assinatura "representa um passo crucial na instalação da linha de montagem final do LUS222, uma aeronave regional ligeira cuja engenharia já está a ser desenvolvida em Évora".

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor foi escolhido para a industrialização e produção, "a partir de 2026", deste avião, que terá "19 lugares, 2000 quilos de carga e 2000 quilómetros de alcance".

No passado dia 12 de Outubro, em declarações aos jornalistas em Ponte de Sor, na cimeira aeronáutica deste ano, Miguel Braga, do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), uma das entidades envolvidas no consórcio, explicou que o investimento no projecto rondava os "100 milhões de euros".

No comunicado de hoje, a câmara municipal, sem divulgar o investimento na fábrica, realçou que a linha de montagem vai gerar "entre 150 a 300 postos de trabalho" qualificados no concelho, com um impacto significativo na qualidade de vida da população". Fonte da autarquia indicou à Lusa que a área total da fábrica dever "rondar os 35.000 metros quadrados", enquanto a área coberta vai ser de "18.000 metros quadrados".

Na cerimónia de quinta-feira, vai também ser apresentado o ponto de situação da engenharia desenvolvida desde 2022 da Agenda Mobilizadora Aero.Next Portugal e a demonstração dos planos previstos para formação e qualificação de recursos humanos para o sector.

A criação e produção do LUS222 está inserida na agenda mobilizadora Aero.Next, tal como o projecto de desenvolvimento do UAS ARX, uma aeronave não tripulada concebida e produzida pela empresa Tekever, igualmente no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.