Detidos dois suspeitos de tumultos após morte de Odair

Detenções tiveram lugar no bairro da Portela, em Carnaxide, e noutros bairros de Oeiras e da Amadora. Maioria dos detidos tem antecedentes criminais.

Foto
A PSP deteve três pessoas suspeitas de estarem relacionadas com os tumultos em Lisboa Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
02:07

A PSP deteve nesta segunda-feira quatro pessoas numa operação policial em bairros de Oeiras e Amadora, distrito de Lisboa, no âmbito dos tumultos que se seguiram à morte de Odair Moniz no bairro da Cova da Moura e de um outro processo que envolve uma tentativa de homicídio.

Apenas duas das quatro pessoas detidas esta manhã na operação da PSP em Oeiras e Amadora estão relacionadas com os tumultos que se seguiram à morte de Odair Moniz, especificou a polícia. As outras duas detenções decorreram na sequência de outro processo, uma tentativa de homicídio e roubo agravado, adiantou o comissário Thó Monteiro, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

De acordo com informação prestada pelo comissário Thó Monteiro, no bairro da Portela a operação visa o cumprimento de sete mandados de busca domiciliária e quatro mandados de detenção, tendo sido apreendidas duas armas de alarme, duas armas brancas, uma das quais uma faca de ponta e mola, uma quantidade de cocaína não especificada e material de pesagem de estupefacientes. Três dos quatro detidos têm antecedentes criminais, revelou o mesmo responsável.

No que respeita aos envolvidos nos tumultos, dois rapazes de 18 anos, as suspeitas vão no sentido de se terem apoderado de vários veículos durante a noite, incluindo motorizadas e TVDE, que depois terão abandonado. Pertencerão a um grupo que incendiou um autocarro no bairro da Portela, em Carnaxide, no concelho de Oeiras, mas não existem certezas sobre se participaram nesse acto de vandalismo.

Os outros dois arguidos, ambos de 30 anos, dedicar-se-iam a roubos que nada têm que ver com os desacatos anteriores. Um destes homens esfaqueou uma vítima, deixando-a em estado grave.

As buscas e detenções tiveram lugar não só no bairro da Portela como noutros bairros de Oeiras e do vizinho concelho da Amadora.

O cabo-verdiano Odair Moniz, de 43 anos e morador no bairro do Zambujal, na Amadora, foi baleado por um agente da PSP na madrugada de 21 de Outubro, no bairro da Cova da Moura, no mesmo concelho, e morreu pouco depois, seguindo-se várias noites de tumultos em vários bairros da Grande Lisboa.

Notícia actualizada às 12h25 com quarta detenção feita pela PSP.