Sismo de magnitude 7 atinge a Califórnia

Não há, até ao momento, registo de feridos ou danos. Alerta de tsunami já foi levantado pelas autoridades.

Foto
Abalo ocorreu pelas 10h44 locais (18h44 em Portugal continental) USGS
Ouça este artigo
00:00
01:44

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um sismo de magnitude 7 na escala de Richter atingiu esta quinta-feira, 5 de Dezembro, a zona costeira do estado da Califórnia, no Oeste dos Estados Unidos da América.

O abalo ocorreu pelas 10h44 locais (18h44 em Portugal continental) e estima-se que tenha tido o seu epicentro a 13 quilómetros de profundidade, no Pacífico, a cerca de 70 quilómetros a sudoeste da cidade de Eureka, condado de Humboldt, Califórnia. Terá acontecido no ponto de junção entre as placas tectónicas Norte-Americana, do Pacífico e de Juan de Fuca.

Na sequência do sismo, o Centro de Alerta para Tsunami dos EUA chegou a emitir avisos para a zona costeira dos estados da Califórnia e do Oregon, que entretanto já não estão em vigor. "Permaneça atento e tenha as precauções habituais junto do mar", lê-se no último comunicado da autoridade norte-americana.

Foto
Norte-americanos esperam por sinais de agitação marítima em São Francisco, na Califórnia. REUTERS/Laure Andrillon

Enquanto o alerta para tsunami esteve activo, durante cerca de uma hora, a população de várias cidades da costa Oeste norte-americana recebeu uma mensagem das autoridades de protecção civil a avisar para a possibilidade de agitação marítima e correntes marítimas fortes.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, esteve reunido com equipas de resposta a emergências da região. Não há, até ao momento, registo de feridos ou danos em infra-estruturas. Segundo explicou em conferência de imprensa, faz parte do protocolo emitir um aviso para a possibilidade de tsunami sempre que é registado um sismo superior a 5 na escala de Richter numa região costeira.

O sismo foi sentido até à zona da Baía de São Francisco, 350 quilómetros a sul de Eureka. Foram depois registadas mais de dez réplicas na região, a mais forte com uma magnitude de 4,3 na escala de Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários