Plano de risco sísmico em Lisboa parado há 15 anos, alerta especialista

Duarte Caldeira diz que revisão é “urgentíssima” e que documento está desactualizado. Guia define todos os procedimentos em caso de sismo, desde a evacuação até à operação de busca e salvamento.

Foto
Plano da Protecção Civil foi publicado em 2009 Miguel Manso/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
06:42

O plano especial de emergência da Protecção Civil para o risco sísmico na Área Metropolitana de Lisboa não é actualizado há 15 anos, de acordo com o presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil (CEIPC). O especialista Duarte Caldeira revela ao PÚBLICO que o guia de actuação em caso de terramoto não é revisto desde 2009, ano em que foi promulgado. Se esta desactualização era algo que já preocupava no passado, o presidente do CEIPC diz que o mais recente sismo sentido em Lisboa reforça a necessidade de as autoridades olharem novamente para este documento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.