Os fantasmas portugueses vão ao cinema em Paris

No último fim-de-semana, a primeira edição do festival Olá Paris! chamou fantasmas do presente e do passado portugueses: escravos do colonialismo, escravos do capitalismo, emigrantes e imigrantes.

Foto
Passado em 1907, Banzo, de Margarida Cardoso (estreia-se nas salas portuguesas a 16 de Janeiro 2025) foi o filme de abertura da primeira edição do festival Olá Paris! os fantasmas da História portuguesa dr
Ouça este artigo
00:00
10:58

No 8.º arrondissement de Paris onde se mostra a abundância burguesa, muito perto da rotunda onde o triunfo é celebrado com um arco que Napoleão Bonaparte mandou erigir para comemorar as suas batalhas, obcecado como estava pela grandeza do Império Romano, desfila o horror social: mortos-vivos, escravos do colonialismo, pork and cheese, escravos do capitalismo, emigrantes e imigrantes, violência e ausência de empatia... Não, ainda não é o apocalipse. É uma mostra de cinema. Com pausas para café e pastéis de nata. Mas quem sabe se ele, o apocalipse, não está à mesa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.