O antigo actor da saga Harry Potter Rupert Grint vai ter de pagar 1,8 milhões de libras (o equivalente a 2,1 milhões de euros) depois de ter perdido uma batalha legal contra as autoridades tributárias britânicas, noticia este sábado a Associated Press.
Grint, que interpretou o jovem Ron Weasley na série de filmes, foi condenado em 2019 a pagar 1,8 milhões de libras, depois de as autoridades tributárias do Reino Unido terem investigado a sua declaração de imposto de 2012.
O fisco britânico argumentou que Grint tinha classificado erradamente 4,5 milhões de libras provenientes dos filmes – dinheiro das vendas de DVD, da distribuição televisiva, dos direitos de transmissão online e de outras fontes – como um activo de capital e não como rendimento, que está sujeito a uma taxa de imposto muito mais elevada.
Os advogados de Grint recorreram, mas após anos de disputas, a juíza Harriet Morgan decidiu contra o actor, vincando que o dinheiro "derivou substancialmente todo o seu valor das actividades do Sr. Grint" e, portanto, "é tributável como rendimento".
Grint, de 36 anos, participou nos oito filmes de Harry Potter entre 2001 e 2011 como o melhor amigo do rapaz feiticeiro e calcula-se que tenha ganho cerca de 24 milhões de libras (quase 29 milhões de euros) com o papel.