Thomas Peschak tirou meio milhão de fotografias nas águas da Amazónia
Está concluída a expedição Planeta Perpétuo — promovida pela National Geographic — que durou dois anos e envolveu sete equipas de exploradores e de cientistas.
Cerca de meio milhão de fotografias em 396 dias. E a estes números teremos sempre que acrescentar o calor e humidade extremos, os enxames de abelhas omnipresentes, as escarpas verticais, as selvas vencidas à força da catana e a imprevisibilidade da natureza apaixonante. "Não fomos bem recebidos em Chiribiquete", desabafa Thomas Peschak, ao mesmo tempo que mostra aquele que poderia ser um "acampamento numa paisagem idílica", num canto remoto do Parque Nacional colombiano, mas mais próximo de um pesadelo, uma "fornalha inesquecível" dentro da tenda e, lá fora, um zumbido feroz, capaz de deixar "uma pessoa louca".
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.