Vídeo
"O fluxo de milionários brasileiros para Portugal não vai parar", afirma Magda Portugal
Entre os investimentos brasileiros que estão despontando em Portugal, segundo Magda Portugal, estão os do setor de well-being, ou seja, de bem-estar e longevidade.
A empresária brasileira da área de investimentos Magda Portugal costuma brincar que os brasileiros estão recolonizando Portugal, pela intensidade da imigração verificada no país, que considera dever-se principalmente a questões de segurança. CEO da Portogallo Family, especializada na gestão de grandes fortunas, ela salienta que esse movimento se intensificou a partir de 2012. “Dia desses, durante um tiroteio no Rio de Janeiro, as pessoas se jogaram no chão em plena Avenida Brasil para se proteger. É esse tipo de coisa que faz com que os brasileiros queiram se mudar para Portugal”, diz.
Na opinião da especialista, as restrições aos chamados Vistos Gold não vão frear esse fluxo, porque o brasileiro milionário continuará buscando segurança e qualidade de vida. A executiva reconhece que o movimento é amplo, de integrantes da classe média e de trabalhadores que buscam um lugar melhor para viver, mas o perfil de seus clientes é um público de alto poder aquisitivo. “Nossos clientes, normalmente, são pessoas de meia ou terceira idade, que têm um pouco de dificuldade com a língua inglesa ou outras línguas e trazem bastante benefícios para a economia portuguesa, porque trazem recursos, montam empresas e geram empregos”, assinala.
A variedade de negócios que os empresários brasileiros estão buscando em Portugal é grande e, muitas vezes, têm ligação com as áreas de atuação que já têm ou tinham no Brasil, explica a consultora. “Muitos dos empresários vêm da região Sul do Brasil, ligados ao setor têxtil e à indústria pesada, e Portugal é visto como uma ponte para o restante da Europa”, assinala.
Entre os investimentos, apontados por Magda, que estão despontando em Portugal estão os do setor de well-being, ou seja, de bem-estar e longevidade, que traz o conceito de envelhecer sem ficar velho, já muito usado na Suíça com tratamentos genéticos e geriátricos para preservar a vida com qualidade. “Todos nós envelhecemos. A única alternativa para isso seria morrer jovem.”
Segundo Magda Portugal, há, ainda, projetos de residenciais seniores, como os que já existem na França, na Alemanha, na Inglaterra e nos Estados Unidos, com campo de golfe, quadras de tênis, aulas de música, onde o idoso pode morar em uma unidade habitacional e ter muitas atividades.