A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, insultou o multimilionário Elon Musk durante um evento social do G20, no sábado, no qual falou sobre a necessidade de regulamentar as redes sociais para conter a desinformação.
Enquanto falava, ouviu-se a buzina de um navio e Janja Lula da Silva declarou: “Acho que é Elon Musk”. De seguida, acrescentou: “Não tenho medo de ti, vai-te f****, Elon Musk.”
O proprietário da rede social X, reagiu a um vídeo da intervenção da primeira-dama brasileira no G20no Rio de Janeiro, publicando um emoji a rir à gargalhada. Noutra publicação, acrescentou: “Eles vão perder a próxima eleição”, numa referência ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Logo no mesmo dia, Lula da Silva reagiu à atitude de Janja e, apesar de não ter censurado directamente a primeira-dama, defendeu a importância de manter uma boa relação com os EUA. "Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, que a gente tem que trazer junto essas pessoas que não tem para comer", declarou o Presidente brasileiro citado pelo jornal O Globo.
A mulher do Presidente falou num evento que antecedeu a cimeira do G20, que começou nesta segunda-feira e continua amanhã. De recordar que, recentemente, a rede social de Elon Musk foi suspensa no Brasil durante um mês por não ter nomeado um representante legal no país e depois de ter ignorado ordens judiciais para bloquear contas acusadas de espalhar “notícias falsas” e mensagens de ódio.
Notícia actualizada dia 18/11/2024, às 15h39: Acrescentada reacção de Lula da Silva.