Victoria Nicole consegue melhor participação de sempre de Portugal na Eurovisão Júnior

Luso-venezuelana conquistou o segundo lugar do concurso com Esperança. Geórgia foi a grande vencedora, mas Portugal foi a preferida na votação do público. Victoria Nicole vive em Ílhavo.

Foto
Victoria Nicole, de 14 anos, representou Portugal na Eurovisão Júnior Eurovisão Júnior
Ouça este artigo
00:00
01:41

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Portugal conquistou domingo o segundo lugar na final do Festival Eurovisão Júnior, que decorreu em Madrid, com a canção Esperança, interpretada pela cantora luso-venezuelana Victoria Nicole, revelou a União Europeia de Radiodifusão. Segundo a organização, esta foi a melhor participação de sempre de Portugal na Eurovisão Júnior, com Victoria Nicole a receber 213 pontos.

A final foi conquistada pela Geórgia, com o cantor Andria Putkaradze e a música To My Mom, que somou 239 pontos. A canção portuguesa arrecadou 117 pontos com os votos do público, a pontuação mais elevada desta edição, mas o júri não lhe deu mais do que 96. A canção da Geórgia obteve o primeiro lugar na votação do júri com 180 pontos, mas apenas o sexto na votação do público (59 pontos). A fechar o pódio ficou a Ucrânia, com a canção Hear Me Now de Artem Kotenko.

De acordo com a página oficial do Festival Eurovisão Júnior, Victoria Nicole nasceu na Venezuela, na cidade de Ocumare del Tuy, perto de Caracas, mas deixou o país aos oito anos, em 2018. Antes já tinha vindo passar férias a Portugal com os tios e primos, com quem decorava letras dos Abba para pequenos espectáculos caseiros. Segundo a RTP, a cantora "é conhecida pela sua personalidade extrovertida e carinhosa": "Gosta de desenhar e cozinhar", actividades que representam "diferentes formas de soltar o seu espírito criativo".

Victora Nicole tem 14 anos, vive em Ílhavo e representou Portugal na Eurovisão Júnior depois de ter vencido este ano o programa televisivo de talentos The Voice Kids Portugal. Toca piano desde os cinco anos e também ukulele​, mas cantar é a sua grande "paixão". De acordo com a página deste concurso, gosta muito de "escrever músicas", sente-se "livre". O seu sonho é ser cantora profissional — já esteve mais longe.

A música que levou a concurso foi composta juntamente com Nininho Vaz Maia (seu mentor do concurso português) e Bárbara Tinoco, dois dos jurados do programa de talentos da RTP, onde Victoria Nicole se destacou, virando a cadeira dos quatro jurados, ao interpretar Voilà — a canção de Barbara Pravi com que França também conquistou um segundo lugar no Festival Eurovisão da Canção em 2021, vencido à época pelos italianos Maneskin com Zitti e Buoni.

Num vídeo publicado nas redes sociais, a adolescente diz estar "muito feliz" com o resultado atingido e agradeceu a todos os que votaram por Portugal. Victoria Nicole também deixou uma mensagem aos vencedores georgianos: "Sinceramente, a vitória da Geórgia foi muito merecida e tem uma mensagem muito bonita", considerou. Sobre a letra da própria canção, a artista já tinha considerado que a sua mensagem é "bonita para as pessoas" e transparece os seus "sentimentos pessoais".

A final da 22.ª edição do Festival Eurovisão Júnior aconteceu em Madrid e contou com a participação de concorrentes de 17 países.