Queijo de ovelha da Soalheira, do Fundão, considerado o melhor do mundo

Concurso com quase 4800 produtos deu o prémio ao queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Quinta do Pomar. Evento aconteceu em Viseu, a primeira cidade portuguesa a acolher o concurso.

Foto
Queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Quinta do Pomar foi o grande vencedor dos World Cheese Awards 2024 Queijaria Quinta do Pomar/Instagram
Ouça este artigo
00:00
01:41

O queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Quinta do Pomar, da freguesia de Soalheira, concelho do Fundão, foi considerado o melhor do mundo no World Cheese Awards 2024, entre cerca de 4800 queijos.

Na sua página, a organização do concurso — Guild of Fine Food anuncia que "um queijo de leite de ovelha macio e de colher, feito por um queijeiro espanhol em Portugal, foi eleito o melhor queijo do planeta nos World Cheese Awards 2024".

Depois de terem sido apreciados 4786 queijos de 47 países, o Queijo de ovelha amanteigado da Quinta do Pomar reuniu a maior pontuação de 240 jurados de 40 países, com especialistas na área dos queijos, como tecnólogos e avaliadores de queijos, bem como retalhistas e compradores, chefs e jornalistas.

"Feito com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano, o queijo vencedor é consumido habitualmente cortando a parte superior e retirando com uma colher a sua pasta quase líquida", refere a organização.

A final dos World Cheese Awards, que se realiza pelo 36.º ano, decorreu pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu.

O director do Guild of Fine Food, John Farrand, afirmou que "os queijeiros portugueses deixaram o seu país orgulhoso". Citado na sua página, o responsável acrescentou que o "queijo campeão do Mundo é típico da região centro de Portugal, extraordinário por ser feito com cardo em vez de coalho convencional".

O município do Fundão, no distrito de Castelo Branco, felicitou publicamente a Queijaria Quinta do Pomar, "pela conquista extraordinária no World Cheese Awards 2024". "Esta distinção é o reconhecimento da excelência dos produtos endógenos do concelho do Fundão", rematou.