Fotogaleria
Suíça: depois do fogo, restaurante é reconstruído a 3000m nos Alpes
O Botta, com vistas para o glaciar Tsanfleuron e picos célebres - do Matterhorn ao Mont Blanc -, ardeu em 2022. Reconstruído, ergue-se agora das cinzas, já em branca e gelada beleza.
Um restaurante de montanha suíço com vistas panorâmicas dos Alpes foi reconstruído depois de ter ardido há dois anos.
O restaurante Botta, nomeado em homenagem ao seu arquitecto Mario Botta, foi construído numa saliência rochosa a 3.000 metros acima do nível do mar e tem vistas deslumbrantes sobre o Glaciar Tsanfleuron e picos famosos, incluindo o Eiger, Jungfrau, Matterhorn e Mont Blanc.
Mario Botta é um dos mais celebrados arquitectos contemporâneos, com obras marcantes por todo o mundo, de igrejas a museus e centros culturais, incluindo o Museu de Arte Moderna de São Francisco (EUA), a remodelação do Teatro alla Scala de Milão (Itália), o Tschuggen Grand Hotel de Arosa (Suíça), a Casa do Livro, Imagem e Som de Villeurbanne (França) ou a Catedral de Evry (França) .
O novo restaurante Botta, inaugurado esta quinta-feira, tem acesso através de um teleférico adjacente que faz parte da estância de esqui Glacier 3000, perto da aldeia de Les Diablerets, no cantão francófono de Vaud.
A reconstrução custou perto de 32 milhões de euros.