Redução de deputados proposta pelo Chega (outra vez) condenada ao chumbo
André Ventura quer avançar para uma revisão constitucional, processo que caiu na anterior legislatura com a dissolução do Parlamento. PS e PSD não querem discutir alterações à lei fundamental.
O Chega irá propor um novo processo de revisão constitucional que visa, entre outras alterações, “reduzir para 150 o número de deputados” na Assembleia da República. A proposta está, porém, condenada à partida, uma vez que, para haver qualquer alteração à Constituição, seria necessário que PS e PSD formassem uma plataforma de entendimento mínimo e votassem ambos a favor, uma vez que mexer na lei fundamental exige uma maioria de dois terços dos deputados. O PS, que continua a discordar da redução de deputados, não tem interesse em reabrir tal processo durante esta legislatura. E nem mesmo o PSD – que há dois anos apresentou uma proposta de revisão constitucional em que previa a diminuição do número de parlamentares – dá sinais de admitir, agora, alterações à Constituição.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.