“Devem evacuar imediatamente as vossas casas”: Human Rights Watch acusa Israel de crimes contra a humanidade

“O Governo israelita não pode alegar que está a manter os palestinianos em segurança quando os mata ao longo das rotas de fuga, bombardeia as chamadas ‘zonas seguras’ e corta alimentos”, denuncia ONG.

Foto
Campo de deslocados internos em Khan Younis, depois de ser bombardeado, nesta quarta-feira HAITHAM IMAD / EPA
Ouça este artigo
00:00
09:28

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As autoridades de Israel “provocaram a deslocação forçada, maciça e deliberada de civis palestinianos em Gaza desde Outubro de 2023 e são responsáveis por crimes de guerra e crimes contra a humanidade”. A conclusão é da organização internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch e surge no seu último relatório sobre a guerra na Faixa de Gaza, ‘Hopeless, Starving, and Besieged’: Israel's Forced Displacement of Palestinians in Gaza (“‘Sem esperança, famintos e cercados’: A deslocação forçada de palestinianos em Gaza por parte de Israel”, numa tradução livre), publicado nesta quinta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.