Açores, primeiro arquipélago do mundo com certificação ouro no turismo sustentável

Ilhas açorianas conseguem ouro da EarthCheck. “Preservar as nossas paisagens naturais, cultura e modo de vida”, diz presidente do Governo Regional, para “proteger os Açores para as próximas gerações”.

Foto
Na ilha das Flores Enric Vives-Rubio
Ouça este artigo
00:00
02:45

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

"A obtenção da Certificação Gold pela EarthCheck representa um marco que sublinha a dedicação dos Açores à sustentabilidade", anuncia o Governo regional, indicando que o "reconhecimento surge após cinco anos consecutivos de cumprimento dos rigorosos padrões da EarthCheck, que abrangem aspectos fundamentais da gestão ambiental, envolvimento da comunidade local e práticas de sustentabilidade para destinos". Em 2019, os Açores tornaram-se o primeiro arquipélago com certificado de destino turístico sustentável. Mas havia mais níveis a cumprir, tendo o arquipélago atingido o nível final de "prata" em Dezembro passado. Agora, chegou por fim o "ouro".​

"A certificação, concedida pela EarthCheck, organização líder mundial em benchmarking científico, certificação e consultoria para viagens e turismo", refere o Governo regional em nota à imprensa, "reflecte o compromisso duradouro dos Açores com a protecção do seu ambiente natural único, rica biodiversidade e património cultural".

“Esta certificação representa não só um elevado nível de resiliência, mas também uma atitude de compromisso com o futuro dos Açores”, defende, por seu lado, José Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores. “É uma honra e um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de todos os açorianos para preservar as nossas paisagens naturais, cultura e modo de vida. O nosso compromisso vai além da certificação – é sobre proteger os Açores para as próximas gerações", comenta o responsável.

A certificação de nível ouro desta auditora global parte das análises ao "desempenho da organização em áreas como conservação de recursos, protecção de ecossistemas e gestão de resíduos. Para alcançar e manter esta certificação, os Açores demonstraram melhorias contínuas em áreas como eficiência energética, gestão da água, redução de resíduos e protecção da flora e fauna locais", adianta-se no comunicado.

Flores Enric Vives-Rubio
Flores Enric Vives-Rubio
Flores Enric Vives-Rubio
Flores, Alagoinha Enric Vives-Rubio
Flores, Poço do Bacalhau Enric Vives-Rubio
Corvo, o Caldeirão Enric Vives-Rubio
Corvo Enric Vives-Rubio
Corvo Enric Vives-Rubio
Corvo Enric Vives-Rubio
Graciosa, Furna do Enxofre Nuno Ferreira Santos
Graciosa, Furna do Enxofre Nuno Ferreira Santos
Graciosa, Miradouro da Sé Nuno Ferreira Santos
Graciosa, o burro típico da ilha Nuno Ferreira Santos
Graciosa Nuno Ferreira Santos
Terceira Nuno Ferreira Santos
Terceira Nuno Ferreira Santos
Terceira Nuno Ferreira Santos
São jorge, Caldeira da Fajã de Santo Cristo, a apanhar amêijoas Manuel Roberto
São jorge Manuel Roberto
São jorge Manuel Roberto
São jorge Manuel Roberto
São jorge, caminhada para a Caldeira da Fajã de Santo Cristo Manuel Roberto
São Jorge Manuel Roberto
Faial, vista Monte da Guia Manuel Roberto
Faial Manuel Roberto
Faial, vulcão dos Capelinhos Manuel Roberto
Faial, com os olhos no Pico Manuel Roberto
Pico, a travessia de barco Manuel Roberto
Pico, currais de vinhas de lava Manuel Roberto
Pico, o icónico Cella Bar Manuel Roberto
Pico Manuel Roberto
Pico Manuel Roberto
São Miguel, baleias ao largo Paulo Pimenta
São Miguel, observação de golfinhos Paulo Pimenta
São Miguel, lagoa do Fogo Paulo Pimenta
São Miguel, plantação chá Gorreana Paulo Pimenta
São Miguel, plantação chá Porto Formoso Paulo Pimenta
São Miguel, plantação do ananás Paulo Pimenta
São Miguel, parque Terra Nostra Paulo Pimenta
São Miguel, as Furnas Paulo Pimenta
São Miguel, Dona Beija Paulo Pimenta
Santa Maria, currais de vinha, baía de São Lourenço Paulo Pimenta
Santa Maria, foz da Ribeira Grande, Cascata do lugar do Aveiro Paulo Pimenta
Santa Maria, Pedreira do Campo Paulo Pimenta
Santa Maria, zona da baía de São Lourenço Paulo Pimenta
Fotogaleria
Flores Enric Vives-Rubio

Para chegar ao ouro, segundo o Governo regional, foram postas em prática várias medidas, "em parceria com empresas e grupos comunitários". Entre elas, defende-se, criou "opções de viagem ecológicas, promoveu práticas responsáveis de gestão de resíduos e aumentou a consciencialização sobre a conservação ambiental".

"O resultado tem sido um modelo de crescimento sustentável que acolhe visitantes enquanto garante que o turismo não compromete os recursos naturais dos Açores nem o bem-estar das suas comunidades", garante o Governo regional.

“Sendo o primeiro arquipélago do mundo a obter a Certificação Gold, este marco representa um novo capítulo no turismo sustentável. Estamos orgulhosos em ver os Açores a estabelecer um exemplo inspirador e a demonstrar que proteger o ambiente anda de mãos dadas com o fortalecimento das comunidades locais", comenta, por seu lado, Stewart Moore, CEO e fundador da EarthCheck, que apresenta no seu currículo trabalho "com Governos, empresas e comunidades em mais de 70 países para alcançar resultados sustentáveis e promover o turismo responsável".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários