Os Açores viram renovado o galardão Quality Coast, atribuído pela Green Destinations, que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável, anunciou esta quinta-feira o Governo Regional.
De acordo com uma nota de imprensa do executivo açoriano, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas foi "formalmente notificada da renovação do galardão Quality Coast, prémio internacional atribuído pela Green Destinations que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável".
A Green Destinations é uma organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis com base na Holanda, apoiando mais de 200 destinos em 60 países.
O seu objectivo é promover o turismo responsável com base em princípios globalmente reconhecidos e nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo o executivo açoriano, nos critérios definidos pela Green Destinations, a região "obteve um nível de cumprimento de 97,3% dos indicadores de sustentabilidade em análise".
É o caso das características do destino, gestão do destino, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social e negócios e comunicação.
"A distinção agora atribuída à Região Autónoma dos Açores valida a evolução positiva e consolidada do trabalho desenvolvido através das boas práticas de sustentabilidade, reforçando igualmente o posicionamento e a liderança dos Açores neste domínio", afirma o executivo açoriano.
Os Açores foram distinguidos com este galardão pela primeira vez em 2014, voltando a integrar a lista dos destinos vencedores em várias edições subsequentes.
O programa Quality Coast, desenvolvido pela Green Destination Award & Certification, "desafia os destinos a fomentarem uma gestão responsável, sustentada numa base contínua e sustentável, com o propósito de estimular o sector turístico a adoptar medidas ambientais relevantes".
Os destinos comprometem-se a integrar um sistema de gestão sustentável, sob auditoria externa de desempenho e progresso a cada dois anos, enquanto recebem sugestões de melhoria.
Este galardão destina-se sobretudo para destinos à beira-mar, com especial atenção às margens, gestão de praias e qualidade das águas balneares.