Fotogaleria
Uma "nova era" ou um "regresso devastador"? Vitória de Trump é capa de jornais por todo o mundo esta quinta-feira
Esta quinta-feira o mundo acordou com a cara de Trump estampada nas capas dos jornais. De um lado, declara-se a grande vitória dos republicanos e, do outro, a clara derrota dos democratas nos EUA.
Depois de ser conhecida a vitória dos republicanos nos EUA, o mundo acordou esta quinta-feira com a cara de Donald Trump nos jornais. Apesar das diferentes abordagens dos meios de comunicação social, há uma certeza: a grande conquista dos republicanos e a clara derrota de Harris e dos democratas.
Depois da vitória de Trump em vários estados decisivos como na Carolina do Norte, na Geórgia, na Pensilvânia e em Wisconsin, a conquista é vista, ora como um "regresso devastador" pelo diário francês Le Figaro, ora como uma "nova era" nas palavras do jornal americano The Washington Post.
Se alguns dos meios de comunicação social ilustram Trump como um homem prepotente e que traz consigo um regresso “mais forte”, outros dão prioridade a inquietações sentidas com esta eleição - como o futuro dos imigrantes e das fronteiras, foco dado pelo El Periódico, jornal da Catalunha. Depois do ataque ao Capitólio dos EUA por apoiantes de Trump, em 2021, motivada pela sua derrota para Biden, o jornal belga La Libre Belgique acolhe na sua capa, desta vez sem cor, a cara do eleito e do monumento que nos remete para este acontecimento.
Esta é a notícia que se está a destacar nos jornais, mas para se compreender o que vai ser do futuro dos EUA e do mundo com esta eleição é preciso esperar até 20 de Janeiro de 2025, dia em que Donald Trump toma posse e se torna, oficialmente, o 47.º Presidente dos EUA.