Haggis é o novo hipopótamo-pigmeu que quer desviar as atenções de Moo Deng

A fêmea nasceu a 30 de Outubro no jardim zoológico de Edimburgo. O recinto onde vive está fechado ao público até Haggis completar um mês de vida.

Foto
O hipopótamo-pigmeu Haggis nasceu no dia 30 de Outubro RZSS Edimburgh Zoo
Ouça este artigo
00:00
02:29

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Depois de Moo Deng, uma hipopótamo-pigmeu fêmea, ter captado as atenções de muitos em Julho, quando nasceu, chegou um novo animal que quer surtir o mesmo efeito — nem que seja pelo nome.

Chama-se Haggis (o mesmo nome de uma iguaria escocesa), é uma fêmea e nasceu no jardim zoológico de Edimburgo, na Escócia, a 30 de Outubro.

O zoo anunciou a novidade nas redes sociais na segunda-feira, 4 de Novembro, com um vídeo de Haggis a ser acarinhada por um tratador. A cabeça do animal não é muito maior que a mão do funcionário.

Moo Deng? Quem?”, lê-se na legenda da publicação. “Apresentamos a Haggis. O Otto e a Gloria deram as boas-vindas a uma adorável cria de hipopótamo-pigmeu.”

O jardim Zoológico de Edimburgo esclareceu que tentou fazer uma piada, mas os admiradores de Moo Deng não gostaram que se questionasse quem é o hipopótamo-pigmeu pequeno e corpulento que vive na Tailândia. Horas depois, o zoo publicou um pedido de desculpas no X (antigo Twitter).

“Esta é a nossa nota oficial de pedido de desculpas. Estávamos errados ao colocar a Haggis e a Moo Deng uma contra a outra. Há espaço neste mundo para duas belas divas de hipopótamo-pigmeu e devemos celebrá-las. Pedimos desculpa a Moo Deng”, lê-se.

Aparentemente, as desculpas resultaram. Há também quem pondere visitar Edimburgo só para ver o animal. No entanto, vão ter que esperar.

Haggis está bem, mas o recinto onde vive com a mãe estará encerrado aos visitantes durante o primeiro mês de vida do animal para que os tratadores o possam monitorizar e acompanhar de perto, escreve a Forbes.

“Apesar de a Moo Deng da Tailândia se ter tornado um ícone global é importante lembrar que os hipopótamos-pigmeu são incrivelmente raros. É óptimo ter o nosso próprio pequeno embaixador aqui em Edimburgo para chamar visitantes e ajudar a sensibilizar para os desafios que as espécies enfrentam na natureza”, afirmou Jonny Appleyard, porta-voz do zoo de Edimburgo, no site desta entidade.

Estes animais são originários da África Ocidental e uma das espécies em vias de extinção, segundo a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla original). Estima-se que existam apenas 2500 na natureza.

Moo Deng (“porco saltitante”, numa tradução livre) tornou-se uma sensação nas redes sociais por simbolizar uma luta contra os maus tratos aos animais, já que muitos dos visitantes do zoológico tailandês Khao Kheow Open Zoo foram filmados a atirar água e comida para tentar acordar o hipopótamo-pigmeu.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários