Lando Norris vence corrida sprint no GP do Brasil
Max Verstappen terminou em terceiro, mas sofreu penalização de cinco segundos, caiu uma posição e perdeu três pontos para o britânico na luta pelo título de pilotos.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu este sábado a corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo, no Brasil, 21.ª prova da temporada de Fórmula 1, que concluiu à frente do companheiro de equipa Oscar Piastri e do líder do Mundial Max Verstappen (Red Bull).
O neerlandês cedia, à partida, dois pontos na liderança do campeonato para Norris, que uma penalização de cinco segundos, por violação do regulamento durante o período em que o safety car virtual esteve activo, transformou em três pontos, já que Verstappen acabou por cair para o quarto lugar, atrás de Charles Leclerc (Ferrari).
Lando Norris, que largou do segundo lugar da grelha, beneficiou ainda da troca de posição, a três voltas do fim, determinada pela McLaren, com o australiano Oscar Piastri a ceder o comando ao britânico, que cortou a meta com 0,593 segundos de vantagem sobre Piastri e 1,497 segundos sobre Verstappen.
O campeão do Mundo partiu da quarta posição da grelha, assumindo o terceiro posto, por troca com o monegasco Charles Leclerc, a dez voltas do final, num duelo inglório para o neerlandês.
A três voltas do desfecho, a desistência do alemão Nico Hulkenberg (Haas), por problemas mecânicos, obrigou a direcção de corrida a activar o safety car virtual até à última volta, reduzindo as probabilidades de Verstappen lutar com os McLaren, originando ainda a penalização que lhe custou um lugar e um ponto.
Piastri dominou a prova, mas abdicou do triunfo para que Norris reduzisse a diferença para Verstappen na luta pelo título.
Norris agradeceu ao companheiro, sublinhando o "grande trabalho como equipa. O Oscar merecia vencer, mas fizemos o que tínhamos de fazer", frisou.
Com estes resultados, Max Verstappen continua na frente do campeonato, com 367 pontos, contra os 323 de Lando Norris (menos 44).
Esta foi a primeira vitória de Norris em sprint races, pondo fim a seis vitórias consecutivas de Verstappen.