O que ainda une a América? “A nação parece estar a desistir. Há um esgotamento”

A ideia é do criador da expressão “guerras culturais”. Vê descrença em tudo o que une os americanos. Ouvimos também Anne Applebaum e Brook Manville. E lemos Ta-Nehisi Coates e Percival Everett.

Foto
"Agora a guerra cultural reflecte-se na ausência de qualquer tipo de consenso sobre a Constituição", diz o sociólogo James Davison Hunter Lucy Nicholson/Reuters
Ouça este artigo
00:00
22:11

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Ta-Nehisi Coates, de 49 anos, começa por dizer que ama a América. Uma declaração de princípio num texto que interroga a identidade, os valores e os intervenientes políticos, sociais, culturais do país onde nasceu há 49 anos. Este jornalista tornou-se uma espécie de estrela literária e nova referência para pensar questões como raça, minorias, justiça ou democracia depois da publicação, em 2015, de Entre o Mundo e Eu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.