Portugal faz campanha para atrair turistas brasileiros tendo a arte como estrela

Somente em 2023, mais de 1,1 milhão de brasileiros passaram por Portugal. A campanha será centrada nos nove países que mais enviam visitantes para o território luso.

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Portugal quer atrair mais turistas e centra campanha em nove países, entre eles, o Brasil Daniel Rocha
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Os brasileiros estão entre os alvos principais de Portugal, que está lançando uma grande campanha internacional para incrementar o fluxo de turistas para o país. Somente no ano passado, mais de 1,1 milhão de brasileiros passaram pelo território luso, ajudando a incrementar a economia local. Os cidadãos oriundos do Brasil, por sinal, lideram o enoturismo, ou seja, os passeios em vinícolas. No caso da Cartuxa, em Évora, sete em cada 10 visitantes são brasileiros. Muitos já atravessam o Atlântico com os ingressos comprados.

O mote da nova campanha de Portugal, centrada em nove países, está voltado para a arte. A ideia é mostrar um país em que a arte “está em cada olhar e textura, na fusão entre o tradicional e o novo”. No geral, Portugal recebeu, em 2023, 26,5 milhões de turistas, 19% a mais que no ano anterior. Esse segmento já representa quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB), além de ser grande empregador. Vale ressaltar: dos trabalhadores estrangeiros do turismo, 80% são brasileiros. Esse é um fator que agrada muito quem visita Portugal, pois facilita a comunicação e o atendimento se torna muito amigável.

A imagem difundida na campanha “Portugal is Arte”, o país é apresentado como um local “onde a arte não é contida, porque atravessa paisagens, sabores, ondas e tradições, e cada recanto se transforma numa expressão criativa. Mesmo tendo uma área pequena, menor que a do Rio de Janeiro, a diversidade é enorme em Portugal. Não por acaso os responsáveis pela atração de turistas convidam “a descobrir um território onde o quotidiano se eleva à condição artística e cada experiência revela uma dimensão cultural única”.

Turistas norte-americanos

Além dos brasileiros, a VisitPortugal, responsável pela campanha, quer atrair, sobretudo, os norte-americanos, que descobriram o país nos últimos três anos. Vários deles, por sinal, têm sustentado o mercado imobiliário português atraídos pelo clima e pela boa qualidade dos serviços públicos. Para o governo de Portugal, é importante ressaltar aos viajantes a beleza das técnicas artesanais, “passadas de geração em geração, que continuam a dar vida a peças únicas, ao passo que as vinhas, cultivadas com uma espécie de respeito ritualístico, produzem vinhos que contam e perpetuam histórias através das castas e dos aromas”.

Portugal, inclusive, quer ser a porta da entrada para os turistas que desejam fazer o caminho da Santiago de Compostela, na Espanha. A campanha chama a atenção para o equilíbrio entre a arte sacra e o bem-estar, que vai além dos limites religiosos. “Locais de contemplação e de serenidade convertem-se em refúgios de paz interior, ao passo que jornadas como a do Caminho de Santiago encontram na natureza e no patrimônio cultural um cenário ideal para promover a introspeção e o bem-estar”. Tudo regado a uma gastronomia em que “técnicas de outros tempos são reinventadas para criar obras e sabores que procuram surpreender”.

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