Governo já convidou o Vida Justa para reunião com associações. Movimento vai aceitar

O Vida Justa vai à reunião para “reivindicar medidas urgentes para que mortes como a de Odair [Moniz] nunca mais aconteçam”, mas sinaliza que “diz muito” o Governo não ter convidado logo o movimento.

Foto
Manifestação "Sem justiça não há paz" convocada pelo Vida Justa ANTÓNIO PEDRO SANTOS / LUSA
Ouça este artigo
00:00
06:02

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Governo já convidou o movimento Vida Justa para a reunião desta terça-feira com várias associações representativas de comunidades da Área Metropolitana de Lisboa. A convocatória para os colectivos seguiu na sexta-feira à tarde, mas o Vida Justa, movimento dos bairros periféricos de Lisboa que organizou a manifestação de sábado contra a violência policial e em homenagem a Odair Moniz, alvejado mortalmente pela PSP, tinha ficado de fora da lista. Depois de ter sido questionado publicamente por outras associações sobre a ausência de um convite a este movimento, o executivo acabou por convocar o Vida Justa esta segunda-feira de manhã. Mas há outros colectivos anti-racistas e das comunidades ciganas que não foram convidados e que repudiam essa decisão do Governo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.