Homem e criança arrastados por agueiros resgatados em praia dos Açores

Homem encontrava-se em paragem cardiorrespiratória e foi resgatado por surfista. Criança teve ajuda de banhista e encontrava-se bem de saúde após o incidente.

Foto
Vítimas foram auxiliadas por pessoas que estavam na praia Daniel Rocha/ARQUIVO
Ouça este artigo
00:00
01:33

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um homem e uma criança foram resgatados na sexta-feira na praia do Monte Verde, na ilha de São Miguel, Açores, depois de serem arrastados por agueiros, de acordo com a Autoridade Marítima Nacional.

O homem, de 51 anos, e a criança, de 12 anos, de nacionalidade belga, foram resgatados "após terem, alegadamente, entrado em dificuldades na água, depois de serem arrastados por agueiros, na praia do Monte Verde, no concelho da Ribeira Grande", indicou em comunicado.

O alerta foi recebido pelas 16h45 (17h45 em Lisboa) de sexta-feira, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), tendo sido activados para o local elementos do comando local da Polícia Marítima de Ponta Delgada e do projecto SeaWatch.

Para o local deslocaram-se também elementos do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A Autoridade Marítima Nacional disse que, à chegada ao local, os elementos de resgate constataram que a criança, que tinha sido auxiliada por um banhista que se encontrava nas proximidades, "se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica".

Já o homem, que se encontrava em paragem cardiorrespiratória, "foi resgatado para terra por um surfista, tendo sido de imediato assistido pelos nadadores-salvadores das piscinas da Ribeira Grande, em colaboração com os elementos do SRPCBA", que posteriormente o transportaram para uma unidade hospitalar.

O comando local da Polícia Marítima de Ponta Delgada tomou conta da ocorrência.