Operações no aeroporto de Birmingham a regressar ao normal após evacuação

Situação está normalizada, mas são esperados atrasos nas operações nas próximas horas. Operações estiveram suspensas durante algumas horas.

Foto
Operações do aeroporto de Birmingham estiveram suspensas devido a presença de "veículo suspeito" Carl Recine / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:57

As operações no aeroporto de Birmingham, no Reino Unido, estão a regressar ao normal após relatos da presença de um "veículo suspeito", o que levou à evacuação do aeroporto. "A investigação policial está concluída e as operações vão retomar lentamente ao normal. Todos os passageiros são aconselhados a verificar as últimas informações dos voos junto das companhias aéreas", disse um porta-voz do aeroporto em comunicado, acrescentando que são esperados atrasos nas operações para as próximas horas.

Durante algumas horas, os passageiros não foram autorizados a desembarcar dos aviões que estavam prestes a descolar ou que tinham acabado de aterrar e todos os transportes para o aeroporto foram suspensos, em particular os autocarros e os serviços de táxi. “Pedimos desculpa por qualquer inconveniente e interrupção, mas a segurança das pessoas foi a nossa prioridade número um enquanto trabalhávamos com os parceiros policiais", referiu ainda fonte do aeroporto, citada pela BBC.

O alerta para o incidente foi dado às 12h30 e cerca de uma hora depois foi iniciada a evacuação, com polícia e bombeiros já no local. A polícia descreveu a retirada de todas as pessoas que estavam no aeroporto como uma "medida de precaução para garantir a segurança dos passageiros e da equipa". "A polícia de West Midlands está a lidar com um incidente em andamento no local", referiu a polícia numa nota partilhada no X (antigo Twitter). "As operações do aeroporto estão a ser afectadas e os passageiros não se devem dirigir para o aeroporto neste momento."

O aeroporto de Birmingham, na zona centro de Inglaterra, é o sétimo mais movimentado do Reino Unido: por ali passaram mais de 11,5 milhões de passageiros no ano passado. Este é já o terceiro incidente deste tipo detectado este ano. Em Setembro, centenas de passageiros tiveram de sair de umas das zonas de desembarque de vários voos enquanto a polícia realizava "uma investigação".

Em Abril, vários voos sofreram atrasos ou foram cancelados devido a um incidente de segurança que acabou por se tratar de um "falso alarme".

Sugerir correcção
Comentar