J-Hope, do grupo sul-coreano BTS, termina o serviço militar

É o segundo membro do grupo a terminar o serviço militar obrigatório, o que colocou a sua carreira musical em suspenso. Fãs estão expectantes com possível reunião dos sete elementos em 2025.

Foto
J-Hope é cumprimentado pelo colega de banda Jin, no exterior da base militar, após ter sido dispensado ao final de 18 meses de serviço militar obrigatório Soo-hyeon Kim/Reuters
Ouça este artigo
00:00
02:19

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A estrela do K-pop J-Hope, membro da banda BTS, foi dispensado do serviço militar sul-coreano na quinta-feira, após 18 meses de serviço, provocando entusiasmo entre os fãs e os investidores relativamente a uma potencial reunião da boys band no próximo ano.

Vestindo um uniforme e uma boina preta, J-Hope sorriu quando cumprimentou Jin e cerca de cem fãs e repórteres após a sua saída de uma base militar em Wonju, na província de Gangwon, Coreia do Sul. “Graças aos fãs, consegui terminar (o serviço) em segurança, com boa saúde”, disse aos presentes.

“O que senti durante o último ano e meio é que muitos soldados estão a trabalhar arduamente, a dedicar-se e a fazer tanto para proteger o país”, referiu ainda, pedindo ao público que mantenha o seu interesse e amor por aqueles que servem nas forças armadas.

J-Hope esteve 18 meses em serviço militar na Coreia do Sul. Soo-hyeon Kim/Reuters
Membro da banda de K-pop saúda os presentes na ocasião. Soo-hyeon Kim/Reuters
Fotogaleria
J-Hope esteve 18 meses em serviço militar na Coreia do Sul. Soo-hyeon Kim/Reuters

J-Hope, de 30 anos, é o segundo membro do grupo de sete elementos a terminar o serviço militar obrigatório, o que levou a que os BTS colocassem as suas carreiras musicais em suspenso. Jin, o membro mais velho, terminou o serviço militar em Junho. Os últimos quatro membros do grupo iniciaram o serviço militar em Dezembro de 2023, prevendo-se que a banda se volte a reunir em 2025, depois de todos terem cumprido o seu dever militar.

“Tenho muita esperança de os voltar a ver juntos”, afirmou Constanza Godoy, uma fã chilena de 33 anos que marcou presença na saída de J-Hope da base militar. E, acrescentou: “Penso que, após este curto período de tempo separados, ficarão mais próximos e trarão mais histórias para as suas canções, para as suas letras.”

As acções da HYBE, a editora que alberga os BTS, subiram 7% no início da tarde. Os BTS ocupam o 41.º lugar entre os artistas mais vendidos de todos os tempos, segundo o site chartmasters.org, numa lista encabeçada pelos Beatles. Desde a sua estreia, em 2013, venderam mais de 56 milhões de álbuns físicos e singles, e registaram seis álbuns n.º 1 na Billboard 200, de acordo com chartmasters.org e Billboard.

Foto
No local, estavam fãs a aguardar pela saída do seu ídolo. Soo-hyeon Kim/Reuters

A Coreia do Sul exige que todos os homens fisicamente aptos com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos cumpram entre 18 e 21 meses de serviço militar ou serviço social, mas reviu a lei em 2020 para permitir que as estrelas de K-pop mundialmente reconhecidas adiassem a sua inscrição até aos 30 anos.