Crude no Algarve: Cabanas Velhas e Boca do Rio reabertas, Martinhal interditada

A presença de crude em duas praias de Vila do Bispo levou à interdição de banhos, já levantada. Em Sagres, a vizinha Martinhal continua proibida.

Foto
Boca do Rio, uma das pérolas de Vila do Bispo, já reabriu a banhos CM Vila do Bispo
Ouça este artigo
00:00
01:28

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As autoridades voltaram a autorizar os banhos nas praias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio, no Algarve, mas mantêm a interdição na praia do Martinhal devido à presença de crude, disse esta quarta-feira fonte da Autoridade Marítima.

De acordo com o capitão do Porto de Lagos, Hugo da Guia, a praia de Cabanas Velhas foi reaberta na tarde de terça-feira e esta quarta de manhã foi levantada a interdição na Boca do Rio, praias do concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro.

As praias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio foram interditadas a banhos no domingo, depois de ter sido detectada a presença de crude com impacto nas águas balneares, informou na altura o município em comunicado.

Na segunda-feira, a interditação da prática balnear foi alargada à praia do Martinhal, por decisão da delegada de Saúde Regional do Algarve, até que fossem revertidas as condições de segurança.

"Depois de ter sido efectuada a limpeza manual constatámos que nas duas praias [Cabanas Velhas e Boca do Rio], através de monitorização feita nas últimas 36 horas, já não existia nenhum foco de poluição, tendo a delegada de Saúde Regional decidido levantar a interdição", especificou.

Hugo da Guia adiantou que se mantém a interdição da prática balnear na praia do Martinhal, onde decorrem acções de limpeza com maquinaria pesada, "por não ter sido possível fazer a limpeza manual, trabalhos que estão a ser efectuados por uma empresa contratada pela Câmara de Vila do Bispo".

A mesma fonte referiu que a origem do foco de poluição que motivou a interdição das praias "continua a ser desconhecido".