João foi distinguido nos prémios Architecture MasterPrize 2024 — é o único português

O fotógrafo participou pela primeira vez e venceu. Entre os projectos de arquitectura que já fotografou destacam-se o 611 West 56th Street Tower e a Piscina das Marés, de Siza Vieira.

Foto
João Morgado fotografou 611 West 56th Street Tower, de Siza Vieira, e a Casa na Boavista, de Jean Pierre Porcher João Morgado
Ouça este artigo
00:00
02:05

João Morgado é um dos mais recentes fotógrafos de arquitectura a ser premiado no concurso internacional Architecture MasterPrize, com sede em Nova Iorque, e o único português a ser distinguido na competição de 2024.

Todos os anos, o júri distingue ateliês, projectos e fotógrafos de arquitectura de todo o mundo. Em declarações ao P3, João Morgado, 39 anos, adianta que concorreu pela primeira vez em Fevereiro de 2024. Nessa altura enviou imagens de dois projectos que fotografou: o 611 West 56th Street Tower, projecto de Álvaro Siza Vieira em Nova Iorque, e a Casa na Boavista, no Porto, desenhada por Jean Pierre Porcher e descrita pelo mesmo como “uma construção de areia”.

Na quarta-feira, dia 9 de Outubro, recebeu um email a informar que era um dos vencedores.

“Não estava à espera, mas é sempre um orgulho perceber que depois de 14 anos de carreira a arquitectura portuguesa continua a ser reconhecida lá fora e a brilhar internacionalmente. Esse é o maior prémio”, destaca. A entrega dos troféus está agendada para o dia 18 de Novembro, no Museu Guggenheim de Bilbau, em Espanha.

O fotógrafo, que é formado em arquitectura, começou a fotografar durante um estágio que fez em Maastricht, nos Países Baixos, durante a licenciatura. O arquitecto com quem trabalhava percebeu que João Morgado fotografava nos tempos livres e convidou-o para captar imagens de um hotel que estava a construir.

Seguiram-se outros projectos fotográficos em Portugal, incluindo construções de novas habitações e reabilitação de outros espaços comerciais e culturais, como o Museu do Vitral, no Porto.

Durante os últimos 14 anos de carreira, o fotógrafo arrecadou vários prémios. Em 2014 venceu o concurso britânico ARCAID Awards com as imagens da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, outro projecto de Siza Vieira.

Em 2015, foi considerado um dos melhores fotógrafos de arquitectura do mundo e, em 2020, recebeu o prémio de melhor fotógrafo de arquitectura da competição internacional Muse Design Awards.

Sugerir correcção
Comentar