Residência estudantil do atelier OODA distinguida nos prémios Architizer A+Awards
Além da Hoso, no Porto, o edifício residencial Torre 15, em Leça da Palmeira, foi o segundo projecto distinguido na competição que, destaca o atelier, celebra “o melhor da arquitectura internacional”.
O atelier de arquitectura OODA foi esta semana duplamente distinguido nos prémios internacionais Architizer A+Awards.
Em comunicado enviado ao P3, o atelier destaca que, além do projecto Hoso, uma residência para estudantes universitários situada no Porto, o edifício residencial Torre 15, em Leça da Palmeira, também foi distinguido na competição que celebra “o melhor da arquitectura internacional”.
Segundo a OODA, nesta 12.º edição, os Architizer A+Awards receberam cinco mil projectos de arquitectura de mais de 80 países.
A Hoso foi distinguida na categoria Multi-Unit Housing — Mid Rise, que avalia edifícios entre os 5 e os 15 andares. A Torre 15 foi destacada na categoria Multi-Unit Housing — High Rise, onde se incluem os projectos até 16 andares. É também a primeira vez que o atelier vence nesta categoria.
É “um feito notável a par da excelência de projectos residenciais apresentados pelos nossos concorrentes com esta tipologia em Nova Iorque e Brisbane, reforçando assim o nosso desígnio em elevar a arquitectura portuguesa a atingir os mais elevados padrões de inovação e qualidade”, escreveram.
Para a residência de estudantes, que é privada, os arquitectos explicam que optaram por um “desenho cilíndrico” capaz de maximizar o espaço e pelo uso de betão e materiais pré-fabricados para reduzir o tempo de construção que catorze meses. O design da Torre 15, por outro lado, é inspirado nos contentores empilhados no Porto de Leixões.
Além dos Architizer A+Awards, o atelier recebeu este ano mais sete prémios nacionais e internacionais de arquitectura.
Um dos projectos mais recentes da OODA passa por desenhar habitações de tipologia T2 de baixo custo que serão impressas com impressora 3D, conforme noticiou o P3 em Maio.