Um Nobel sobre a democracia

A adoção de um sistema político democrático, bem como de instituições inclusivas que protejam o Estado de direito, potencia o combate à pobreza e promove o desenvolvimento económico.

Ouça este artigo
00:00
03:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Prémio Nobel da Economia deste ano foi atribuído a Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson, pelos seus contributos para o estudo de como as instituições de cada país são formadas e como estas afetam a prosperidade das nações. Reduzir as disparidades de rendimento entre os países é um dos maiores desafios da atualidade, tendo a Organização das Nações Unidas estabelecido como um dos objetivos de desenvolvimento do milénio. A investigação destes três economistas ajuda-nos a entender a importância que as instituições de uma sociedade podem ter para alcançar este objetivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.