Embaixada da Ucrânia em Lisboa evacuada após falsa ameaça de bomba

Uma equipa de inactivação de explosivos esteve no local, mas nenhum engenho foi encontrado. Mais de 60 missões diplomáticas do país receberam ameaças, segundo a embaixada ucraniana em Lisboa.

Foto
Embaixada em Lisboa foi evacuada depois de receber email com ameaça de bomba Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:47

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A embaixada da Ucrânia em Lisboa foi evacuada esta segunda-feira ao final da manhã após uma ameaça de bomba, confirmou à Lusa fonte da PSP de Lisboa, que enviou para o local uma equipa de inactivação de explosivos.

"A embaixada recebeu um e-mail em que era informada que o edifício se encontrava todo armadilhado e que, no dia de hoje, os explosivos iam ser accionados remotamente", disse a mesma fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, confirmando uma informação avançada pelo Correio da Manhã.

A fonte da PSP indicou que o contacto ocorreu depois das 12h30 e, cerca das 14h00, ainda se encontravam no local elementos do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS).

A polícia referiu ainda que o edifício foi evacuado, mas não conseguiu adiantar quantas pessoas se encontravam ali quando foi dado o alerta. Segundo a PSP, citada pelo Jornal de Notícias, nenhum engenho explosivo foi encontrado.

Segundo a Embaixada da Ucrânia em Portugal, numa publicação feita na página de Facebook, "mais de 60 missões diplomáticas ucranianas no estrangeiro receberam ameaças anónimas de bomba" esta segunda-feira, acrescentando que "o ministro [dos Negócios Estrangeiros] Andriy Sybiha deu instruções para reforçar as medidas de segurança nas missões diplomáticas ucranianas".

"Em casos pontuais, as missões diplomáticas tiveram que suspender temporariamente o atendimento consular aos cidadãos, que foi retomado imediatamente após a conclusão das verificações", acrescentam. Foi o caso da embaixada ucraniana na capital austríaca de Viena, em que os serviços diplomáticos foram suspensos.

"Para garantir a segurança dos visitantes, foi decidido suspender temporariamente os serviços consulares, inspeccionar as instalações e avaliar potenciais ameaças em conjunto com a polícia austríaca", escreveu a embaixada ucraniana na Áustria na sua página de Facebook.