Brasil
Já imaginou caminhar num rio seco? É o que está a acontecer no rio Tapajós
Com uma seca severa na Amazónia, circulação de embarcações fica condicionada no rio Tapajós até que volte a haver chuva.
A seca severa que se vive na Amazónia, no Brasil, está a deixar rios completamente secos: há quem caminhe pelos leitos secos onde outrora havia água e as redes de pesca ficam penduradas num vazio. Nestas imagens recolhidas pela Reuters no estado do Pará, no Brasil, é possível ver o leito do rio Tapajós praticamente sem água.
Algumas embarcações (incluindo de transporte de grãos e cereais) foram impedidas de seguir o seu curso por causa dos baixos níveis de água, tal como já tinha acontecido no ano passado. Espera-se que as chuvas de Novembro voltem a permitir a circulação de navios na região.
O nível do rio Amazonas desceu 90% desde Junho devido à seca, anunciou o Governo da Colômbia. “O nível da água diminuiu 80% a 90% nos últimos três meses, devido à seca provocada pelas alterações climáticas no país”, afirmou a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD) colombiana, no final de Setembro.