Cuidados paliativos: universidade lança curso para cuidadores informais e já soma 700 inscritos

Apesar dos avanços nesta área, ainda existem limitações na resposta. Universidade de Coimbra lança, no dia 28 deste mês, o curso gratuito online Cuidados em Fim de Vida a Pessoas Mais Velhas.

Foto
Investigadora alerta que "é muito importante trabalhar com os cuidadores a necessidade de terem espaço para poder descansar e de que isso faz parte do seu autocuidado" Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
06:01

Apesar dos avanços dos últimos anos — com a criação de uma rede, camas e profissionais dedicados —, os cuidados paliativos em Portugal continuam a pesar demasiado sobre os ombros das famílias. “É um imperativo ético apoiar melhor estas pessoas”, alerta Bárbara Gomes, investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). A pensar nos cuidadores informais, mas também nos profissionais de saúde, a universidade lança, no dia 28 deste mês, o curso gratuito online Cuidados em Fim de Vida a Pessoas Mais Velhas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.