Rádio Miúdos volta a recrutar locutores jovens

Até dia 11 de Outubro, as crianças e jovens dos oito aos 17 anos podem candidatar-se a aprender a fazer rádio.

Foto
Dar voz aos miúdos através da rádio DR
Ouça este artigo
00:00
02:15

A Rádio Miúdos quer continuar a formar locutores menores de idade, basta que se candidatem via WhatsApp ou através de correio electrónico com autorização dos adultos que os têm a cargo.

Desde que começou a emitir, a 20 de Novembro de 2015, já passaram pela primeira rádio para crianças em português exclusivamente online “mais de 200 miúdos locutores/produtores que tiveram formação na área do jornalismo e audiovisual e realizaram programas em directo”, diz ao PÚBLICO João Pedro Costa, um dos fundadores da estação, em conjunto com Verónica Milagres.

Depois de um período em que a continuação desta rádio esteve em risco, o apoio recente da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Ageas viabilizaram-na. “A Rádio Miúdos está prestes a abrir dois novos estúdios nas cidades de Torres Vedras e Caldas da Rainha, amplificando assim a voz dos miúdos”, informa o profissional de rádio há mais de 30 anos.

Rádio-escolas e pensamento crítico

Neste momento, há locutores que fazem rádio a partir de casa, em todo o país e fora dele. João Pedro Costa, que já passou pela RFM, RádioGeste, Rádio Macau, Euronews, entre outras emissoras, lembra que “esta é uma rádio onde miúdos dos oito aos 17 anos podem decidir sobre os seus temas, debater livremente os seus interesses sem a intervenção dos adultos”. Estes apenas orientam tecnicamente as melhores práticas do jornalismo e da comunicação audiovisual.

Foto
A Rádio Miúdos faz nove anos a 20 de Novembro DR

Para lá da formação que agora volta a estar sujeita a castings para apresentadores, DJ e produtores, a Rádio Miúdos já contactou com milhares de alunos através de “acções de capacitação em várias escolas portuguesas — com 30 delas a utilizar a metodologia da estação para a criação e activação de rádio-escolas”.

Os estabelecimentos de ensino têm beneficiado de apoio técnico e vêem trabalhados muitos dos currículos escolares em formato lúdico, “promovendo o pensamento crítico e a literacia digital, com base nas open skills e soft skills”, diz João Pedro Costa.

Também uma centena de instituições tem tido acesso a actividades de sensibilização à comunicação em rádio e à produção de podcasts. “Aqui, os miúdos têm voz...”, conclui o radialista.

(Candidaturas para o casting: mensagem “EU QUERO” para o número de WhatsApp + 351 965 191 518 ou envio de mensagem para o email producao@radiomiudos.pt)

Sugerir correcção
Comentar