Terça na TV: Challengers, sexo sem tabus e Os Relógios do Diabo
Transcendence - A Nova Inteligência e Nunca Nada Aconteceu são outros filmes em destaque, a par de um mergulho no Mar do Norte e da história de Uma Francesa em Cabul.
CINEMA
Transcendence - A Nova Inteligência
AXN, 22h55
Realizado por Wally Pfister (conhecido pela direcção de fotografia em filmes de Christopher Nolan), um techno-thriller sobre inteligência artificial que explora as implicações éticas e sociais da possibilidade de transferir a consciência humana para uma máquina.
Will Caster é um importante investigador que dedicou toda a vida a criar uma máquina capaz de pensar e sentir por si mesma. Um dia, sofre um ataque de um grupo extremista que o deixa gravemente ferido. Antes que morra, a mulher consegue transferir a consciência dele para um supercomputador. Só que, nesta nova existência, Caster parece ter perdido a noção dos limites. Johnny Depp, Paul Bettany, Rebecca Hall e Morgan Freeman ocupam os papéis principais.
Nunca Nada Aconteceu
RTP1, 23h58
Sentindo-se incompreendidos pelas famílias, os jovens Pedro, Maria e Paulo fazem um acordo de libertação. Mas, entretanto, há um deles que hesita. Bernardo Lobo Faria, Alba Baptista, Miguel Amorim, Rui Morrison, Ana Moreira e Filipe Duarte (numa última aparição em cinema) assumem as personagens. O argumento, baseado num caso real, é de Luís Filipe Rocha e Tiago R. Santos; a realização, de Gonçalo Galvão Teles.
Challengers
Prime Video, streaming
Estreado este ano, um filme dramático com realização do italiano Luca Guadagnino (também responsável pelo oscarizado Chama-me pelo Teu Nome), segundo um argumento de Justin Kuritzkes.
Na juventude, Tashi (Zendaya) foi uma promissora tenista cuja carreira terminou abruptamente após uma lesão grave no joelho. Apesar de ter sido forçada a deixar as competições, ganhou fama e respeito enquanto treinadora de Art (Mike Faist), um tenista pouco dotado que, com a ajuda dela, se tornou um campeão mundialmente famoso e com quem acabou por se casar. As coisas complicam-se quando, durante um campeonato, Art tem de enfrentar Patrick (Josh O’Connor), em tempos seu melhor amigo e antigo namorado de Tashi. Essa partida vai reacender rivalidades, dentro e fora do court de ténis.
SÉRIE
Os Relógios do Diabo
RTP2, 22h01
De simples mecânico a civil infiltrado nos meandros do narcotráfico, ao serviço da polícia antinarcóticos italiana, eis a história (real) de Gianfranco Franciosi, conforme foi contada no livro autobiográfico Os Relógios do Diabo (que co-escreveu com o jornalista Federico Ruffo) e vertida em 2020 para esta minissérie criada por Valerio D’Annunzio.
Cabe ao actor Giuseppe Fiorello dar vida ao protagonista, à medida que se enreda em cartéis, contacta com mafiosos poderosos e envereda por operações arriscadas de transporte de cocaína, para no final se desiludir com as autoridades que se mostram incapazes de garantir a sua protecção e da sua família. Os oito episódios são debitados diariamente (excepto fim-de-semana) a partir de hoje.
DOCUMENTÁRIOS
Mares em Movimento: Maravilhas do Mar do Norte
RTP2, 16h07
Quatro episódios, para ver diariamente, de mergulhos no Mar do Norte – com uns desvios ao Báltico – à descoberta das espécies que o têm como habitat. Das grandes lulas aos cachalotes, passando por focas e cavalos-marinhos, a minissérie oferece “uma visão ímpar da vida de criaturas marinhas raras, incluindo comportamentos nunca antes registados em filme”.
Uma Francesa em Cabul
RTP2, 23h02
Charlotte Erlih e Marie-Pierre Camus traçam a jornada de Élisabeth Bellay, uma mulher francesa que se casou com um afegão (foi a primeira a fazê-lo) e que, já no seu país adoptivo, pugnou pela emancipação das mulheres – uma luta com alcance de quatro décadas, entre os anos 1920 e 60. Através do seu retrato abre-se para um panorama da evolução do país nessas décadas.
INFORMAÇÃO
É ou Não É? - O Grande Debate
RTP1, 22h27
“O país no divã, num debate sem tabus”. É o que a RTP promete para o debate de hoje, em torno da saúde sexual. Ponto de partida: um estudo recente que conclui que a insatisfação é uma realidade para mais de metade dos portugueses. A moderação, como sempre, é de Carlos Daniel.