João Almeida abandona Mundiais de ciclismo após queda

Ciclista português não sofreu lesão grave, mas ficou com mazelas que o impedem de continuar na máxima força.

Foto
epa11619476 Joao Pedro Goncalves Almeida of Portugal competes during the Men's Elite Individual Time Trial race at the 2024 UCI Road and Para-cycling Road World Championships in Zurich, Switzerland, 22 September 2024. EPA/TIL BUERGY TIL BUERGY / EPA
Ouça este artigo
00:00
01:16

O ciclista português João Almeida abandonou este domingo, 29 de Setembro, a prova de fundo de elites dos Mundiais de ciclismo de estrada, depois de sofrer uma queda, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo.

"João Almeida abandona a prova de fundo do Campeonato do Mundo. O corredor português esteve envolvido numa queda colectiva, não tem lesões graves, mas tem desconforto físico impeditivo de desenvolver o máximo desempenho", refere a federação, em comunicado divulgado nas redes sociais.

Almeida, quatro classificado na Volta a França deste ano e que terminou em terceiro a Volta a Itália de 2023, era uma das principais esperanças lusas num bom resultado, mas foi vítima de uma queda ainda numa fase inicial da prova e teve de abandonar, depois de também ter desistido na Volta a Espanha, após ter testado positivo à covid-19.

A representar a selecção portuguesa estão em prova Rui e Ivo Oliveira (UAE Emirates), companheiros de equipa de João Almeida, bem como Rui Costa (EF Education-EasyPost), Nelson Oliveira (Movistar) e Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), que também já caiu.

A prova de fundo está a decorrer ao longo de 273,9 quilómetros entre Winterthur e Zurique, na Suíça, num percurso com 4470 metros de acumulado.