O que faz um director criativo no negócio das casas de moda?

É sempre um criador de moda a assumir a direcção criativa de uma casa de luxo, mas o trabalho vai muito além de coordenar o design de colecções e envolve também marketing ou gestão.

Foto
Os antigos costureiros eram já directores criativos das suas casas, como Yves Saint Laurent, aqui na Semana de Moda de Paris de 1987 Luc Novovitch/Reuters
Ouça este artigo
00:00
06:34

Sarah Burton é a nova directora criativa da Givenchy. Alessandro Michele prepara-se para apresentar a primeira colecção enquanto director criativo da Valentino, na Semana da Moda de Paris. A Chanel continua sem director criativo depois da saída de Virginie Viard. Sucedem-se as notícias sobre a dança das cadeiras na direcção criativa das casas de luxo, num jogo entre o negócio e a criatividade. Mas, afinal, o que faz um director criativo?, perguntou o PÚBLICO à historiadora de moda Anabela Becho: “No fundo é uma coordenação, um controlo total de tudo o que envolve a comunicação de uma marca.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.