Lançamento do PÚBLICO Brasil reúne intelectuais, políticos e empresários em Lisboa

Na quarta-feira (18/9), o Café Brotéria recebeu mais de 120 pessoas para a apresentação do projeto de informação para os brasileiros em Portugal.

Apresentação do Público Brasil. Lisboa, 19 de setembro 2024.
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Apresentação do PÚBLICO Brasil, em Lisboa José Fonseca Fernandes
Apresentação do Público Brasil. Lisboa, 19 de setembro 2024.
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Apresentação do PÚBLICO Brasil, em Lisboa José Fonseca Fernandes
Apresentação do Público Brasil. Vicente Nunes Diretor Público Brasil. Lisboa, 19 de setembro 2024.
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David Pontes, diretor do PÚBLICO (à esquerda) e Vicente Nunes, editor do PÚBLICO Brasil (à direita) José Fonseca Fernandes
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Os brasileiros em Portugal, a maior comunidade estrangeira do país, com mais de 400 mil pessoas legalizadas, passa a ter um meio informativo. Foi criado o PÚBLICO Brasil, um projeto que tem como objetivo tirar a comunidade brasileira do deserto de notícias.

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Rui Armindo Freitas, louvou a iniciativa. “Acredito que seja um projeto não só para a informação, mas para a integração. A comunidade brasileira é a mais expressiva em número em Portugal, e essa iniciativa facilitará, com certeza, essa integração, que será muito positiva para a construção de uma sociedade mais coesa e, também, multicultural”, declarou.

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Rui Armindo Freitas, secretário de Estado Adjunto da Presidência José Fonseca Fernandes

Freitas, cuja pasta também integra a Comunicação Social, lembrou o caso do brasileiro que foi vítima do incêndio em Albergaria-a-Velha. “Apesar de ser um dia de alegria, eu não poderia deixar de assinalar as vítimas dos incêndios em Portugal, em especial o Carlos Eduardo Neves, o cidadão brasileiro que estava em Portugal a lutar por uma vida melhor e que morreu ao lado dos portugueses a lutar por Portugal”, enfatizou.

Para Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e de Assuntos Parlamentares, o lançamento do PÚBLICO Brasil significa um avanço para as relações entre os dois países. “É uma das iniciativas mais meritórias na área de comunicação social o surgimento de um veículo dedicado à comunidade brasileira em Portugal. Uma das funções mais importantes da imprensa é reportar a verdade. Isso é importante para a defesa do Estado de Direito”, afirmou.

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Cristina Soares, administradora do PÚBLICO José Fonseca Fernandes

Cristina Soares, administradora do PÚBLICO, apresentou as características do novo veículo informativo. “É um projeto inovador e 100% digital, concebido com o compromisso de oferecer jornalismo relevante e de qualidade, aproximando as realidades e diálogos entre os nossos 2 países irmãos”, descreveu Cristina, no evento.

Ela acredita que a nova publicação do grupo vai aproximar portugueses e brasileiros. “A realização dos objetivos do PÚBLICO Brasil significará também acréscimos e melhorias na relação e integração entre as nossas duas comunidades, papel que a comunicação social pode ajudar a cumprir”, sublinhou.

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Vicente Nunes, editor do PÚBLICO Brasil (à esquerda) e David Pontes, diretor do PÚBLICO José Fonseca Fernandes

Na sua intervenção, o diretor do Público, David Pontes, ressaltou o papel do jornal na sociedade. “Somos um jornal empenhado no serviço público. Empenhado na causa pública, em manter com rigor aquilo que achamos que é importante para a democracia. Buscamos uma sociedade inclusiva e mais aberta. Temos, no PÚBLICO Brasil, uma força muito grande contra a xenofobia, contra o preconceito”, definiu.

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Carla Simões, diretora de comunicação da CNseg José Fonseca Fernandes

O jornal conta com patrocinadores master. Entre eles a Confederação Nacional das Seguradoras do Brasil (CNSeg) e a Febraban. “Não parece ser a decisão mais óbvia a CNSeg investir num meio em Portugal. Mas nós acreditamos que essa parceria pode render boas histórias de planejamento financeiro, de educação financeira e democratização no acesso a produtos de seguros e previdência para os brasileiros e para a comunidade brasileira que está em Portugal”, observou Carla Simões, superintendente executiva de comunicação e marketing da CNSeg.

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Isaac Sidney, presidente da Ferbraban José Fonseca Fernandes

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, explicou como sua entidade vê a nova publicação. “Representa mais um elo de aproximação entre brasileiros portugueses, que vão ter acesso a informação de qualidade. Os brasileiros fazem negócios aqui. Nós acreditamos que o Público Brasil vai gerar e fomentar informação de qualidade para os brasileiros possam fazer os seus negócios aqui”, disse.

Diplomacia

O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, o lançamento foi um espaço de celebração. “É o nascimento de um meio de comunicação ligado ao PÚBLICO, que é um jornal altamente confiável de Portugal. É um momento que devemos comemorar e também aplaudir, por criar um espaço de comunicação direta com os brasileiros. Já é um sucesso e vai ter muito mais sucesso na medida em que for adentrando mais a população brasileira aqui em Portugal. Contem conosco para dar todo o apoio da embaixada brasileira”, acrescentou.

A ex-embaixadora portuguesa e política Ana Gomes, louvou o novo jornal. “Acho magnífica a proposta. Um jornal feito por brasileiros, para a comunidade brasileira é uma necessidade. A comunidade brasileira rejuvenesce o país”, referiu.

Para o escritor, jornalista e cineasta Jorge Oliveira, o que o PÚBLICO Brasil vai trazer de mais importante será estreitar os laços entre os que atravessaram o Atlântico e a terra em que escolheram viver. “Representa um avanço para o jornalismo brasileiro termos um jornal que defenda a comunidade brasileira que a cada dia cresce em Portugal. Considero um porta-voz da comunidade brasileira que vai ajudar a entender o Brasil em Portugal”, observa.

Economia

Na área econômica, a nova mídia também foi bem recebida. O PÚBLICO Brasil representa uma necessidade para a sociedade portuguesa que precisa conhecer a realidade brasileira. Trata-se de um veículo de comunicação que vem preencher uma lacuna que existe na opinião pública local”, declarou o empresário João Pedro Barroso, da seguradora Finitotal

Eduardo Migliorelli, da empresa AtlanticHub, o que deve ser ressaltado é a qualidade da informação. “Para mim, a importância desse jornal é que possam passar realmente notícias referentes à população brasileira que migrou do Brasil para cá, procurando uma melhor qualidade de vida, uma notícia correta, séria, com muito conteúdo, que possa ajudar essa população”.

Há sete anos em Portugal, Carlos Cinta, empresário da construção civil, enfatiza a vertente econômica do projeto. “Vai ajudar muito os brasileiros que estão instalados aqui e que querem prosperar, trabalhar ou que querem viver a sua aposentadoria”, afirma.

A empresária Carolina Brito, conhecida como Carol do Acarajé, refere que a necessidade de um meio informativo para os brasileiros em Portugal existe há muito tempo. “Vocês estão sendo um veículo de comunicação maravilhoso, o qual estávamos à espera há muitos anos. Estou há 21 anos morando em Portugal e é de uma importância sem tamanho, porque precisávamos disso, dessa comunicação, dessa ligação, de alguém que falasse sobre nós, contasse do nosso dia a dia, as nossas experiências”, acrescentou.

Notícia atualizada com mais declarações e título atualizado

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