Em Lisboa, e não só, é urgente “desconstruir falsas ideias” sobre migrantes

Sessão na Assembleia Municipal de Lisboa foi dedicada à gestão das migrações. Oradores de diferentes instituições falaram como a integração na cidade é um desafio “persistente”.

Foto
O distrito com mais migrantes em Portugal é Lisboa, seguido de Faro, Setúbal e Porto, de acordo com um relatório de 2022 Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
06:30

O foco do debate era em Lisboa, mas acabou por trazer questões para todo o país. Se é na capital que está o maior número de imigrantes, os oradores da sessão da Assembleia Municipal de Lisboa dedicada, esta quinta-feira, à gestão de migrações chamaram a atenção para a falta que estas pessoas fazem a um Portugal cada vez mais envelhecido. Mas reforçaram que há desafios urgentes: as dificuldades na integração de quem chega e a desinformação de quem está existem e devem ser combatidos num país em que a população estrangeira já ultrapassa um milhão de pessoas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.