“Saber servir, vender melhor” o vinho do Porto: instituto dá formação de Norte a Sul

Projecto do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto vai percorrer o país com 30 acções de formação focadas em formação para um “serviço de excelência do vinho do Porto”.

Foto
As sessões do programa "Saber Servir, Vender Melhor" são ministradas por formadores certificados pelo IVDP Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
02:00

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) realiza 30 acções de formação, entre Outubro e Novembro, na edição 2024 do programa "Saber servir, vender melhor" que visa qualificar o serviço e promover o consumo responsável.

"Ao longo da última década, esta iniciativa tem contribuído para elevar os padrões de serviço e atendimento, proporcionando uma experiência mais enriquecedora para os apreciadores deste vinho icónico. O IVDP continua comprometido nesta missão de promover a excelência no serviço e consumo responsável de vinho do Porto", afirmou, citado em comunicado, o presidente do instituto público, Gilberto Igrejas.

O programa formativo, que se realizará entre Outubro e Novembro, vai percorrer o país de Norte a Sul e prevê cerca de 30 sessões a decorrer na Região Demarcada do Douro, Grande Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, abrangendo mais de 400 participantes.

Lançado pelo IVDP em 2012, o projecto "Saber Servir, Vender Melhor" já qualificou cerca de 3.000 profissionais do sector Horeca (hotelaria, restauração), proporcionando, segundo o comunicado, "conhecimentos específicos para um serviço de excelência do vinho do Porto, promovendo um consumo responsável e consciente".

As sessões são ministradas por formadores certificados pelo IVDP.

Segundo especificou o instituto, que tem sede no Peso da Régua, distrito de Vila Real, cada sessão divide-se em dois módulos, sendo que o primeiro é teórico e aborda a história, a produção e as melhores práticas de consumo do vinho do Porto, incluindo a temperatura de serviço e a escolha dos copos adequados.

O segundo módulo é prático e permite aos participantes provar diferentes estilos de vinho do Porto e explorar possíveis harmonizações gastronómicas, demonstrando a versatilidade deste vinho na gastronomia.

De acordo com o comunicado, os participantes que concluírem com êxito a formação recebem um certificado digital de participação, emitido pelo IVDP que atesta o seu compromisso em aperfeiçoar as suas competências e conhecimento sobre o vinho do Porto.

Sugerir correcção
Comentar